HOME PAGE

A MEMÓRIA DA MÚSICA POPULAR

DISCOS DE SUCESSOS

DISCOS RAROS

FALE CONOSCO

CAUBY PEIXOTO

PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA

DISCOVISION – O Estado do Rio Grande – 23-08-1958

“...

NOTÍCIAS

Cauby Peixoto, Lana Bittencourt, Paulo Molin e seu Conjunto, El Cubanito e sua Orquestra de Ritmos, Mara Silva, Raul de Barros e seu Conjunto e Mário Mascarenhas são os astros do microfone que aparecerão em “Minha Sogra é da Polícia”, novo filme de Aloísio T. de Carvalho.”

DISCOVISION – O Estado do Rio Grande – 12-12-1958

“...

NOVIDADES COLUMBIA

Recebemos esta semana os seguintes discos de 78 rotações: Cauby Peixoto interpretando a valsa de Jay Livingston e Ray Evans, em bonita versão de Othon Russo, “Tammy”, melodia do filme “ A Flor do Pântano”, com acoplo de “Quero Você”, samba-canção de Ricardo Galeno e Paulo Tito. Cotação: ótimo.

...”

DISCOVISION – O Estado do Rio Grande – 05-01-1959

“O DISCO EM 1958

Iniciamos hoje esta coluna cumprimentando os nossos distintos leitores por mais este ano que chega. Que 1959 seja melhor e que transforme em realidade todos os vossos almejados sonhos.

No setor fonográfico 1958 esteve bom, cheio de novidades, surpresas e sucessos. Citamos alguns discos mais cotados durante o ano que acaba de findar: “Cabecinha no Ombro” fez sucesso com o Duo Guarujá, Trio Nagô e Alcides Gerardi. - ... – Cauby Peixoto, com “Nono Mandamento” e Nelson Gonçalves, com “Escultura”. Estes são alguns dos principais fatos ocorridos nesse ano que findou.”

DISCOVISION – O Estado do Rio Grande – 10-01-1959

“NOTÍCIAS DA RCA VICTOR

...

Alguns discos RCA mais vendidos no ano que passou: “O Vendedor de Caranguejo” (Ary Lobo) - ... – “Nono Mandamento” (Cauby Peixoto) - ...”

DISCOVISION – O Estado do Rio Grande – 06-02-1959

“...

NOVIDADES COLUMBIA

A Columbia comparece mais uma vez nesta coluna apresentando os seus mais recentes lançamentos em 78 rotações;

...

“Noites”/”Close to You” – Canta Cauby Peixoto. O primeiro, um tango de Raul Sampaio e, o Segundo, um fox de Hoffmann, Livingston e Lampi.  O acompanhamento está à cargo das orquestras de Alexandre Gnattalli e Simonetti.

...”

DISCOMENTANDO – Jornal do Dia – 21-02-1959

“NOVIDADES COLUMBIA

...

Coby Dijon: “I Go” (de Dorival Caymmi e Percoco) – “Locked in the Arms of Love” (de Brandon e Williams). Coby Dijon – algum cantor novo? – Não, apenas o nosso amigo Cauby Peixoto que gravou este curta-duração na terra do Tio Sam. “I Go” é a versão americana de “Maracangalha”. Cotação: ótimo.

...”

DISCOVISION – O Estado do Rio Grande – 04-03-1959

“NOVIDADES COLUMBIA

...

Coby Dijon: “I Go” (de Dorival Caymmi e Percoco) – “Locked in the Arms of Love” (de Brandon e Williams). Coby Dijon – algum cantor novo? – Não, apenas o nosso amigo Cauby Peixoto que gravou este curta-duração na terra do Tio Sam. “I Go” é a versão americana de “Maracangalha”. Cotação: ótimo.

...”

DISCOVISION – O Estado do Rio Grande – 30-05-1959

“NOVIDADES COLUMBIA EM 78 RPM

...

Cauby Peixoto – Também está na praça o cantor Cauby Peixoto com os sambas-canções “Porque e Para Que”, de Fernando César e Jayme Florence, e “Inveja”, de Zé e Zilda. O acompanhamento é da Orquestra de Lyrio Panicalli. A primeira melodia tem probabilidade para fazer sucesso.

...”

DISCOMENTANDO – Jornal do Dia – 11-06-1959

“12 de JUNHO: DIA DOS NAMORADOS

Com o intuito de ajudar aos namorados na compra de um presente, este cronista apresenta algumas sugestões musicais. Disco, o presente que toca o coração. Presenteie com discos...prova de bem-querer. Disco, o presente que permanece na lembrança.

Eis algumas sugestões em 78 rpm: “Piccolissima Serenata” (Neusa Maria-RCA Victor) - ... – “Primeiro Mandamento” (Cauby Peixoto-Columbia) - ...”

DISCOMENTANDO – Jornal do Dia – 01-10-1959

“...

NOTAS EM HI-FI

...

Cauby Peixoto continua com muito sucesso em New York - ...”

DISCOVISION – O Estado do Rio Grande – 21-11-1959

“...

NOVIDADES COLUMBIA

A Columbia do Brasil, em sua nova fase, “Divirta-se com Discos”, vem de lançar os seguintes LPs: “Baile de Sucessos”, com Silvio Mazzuca - ... – “Seu Amigo Cauby...Cantando Para Você” - ...”

DISCOMENTANDO – Jornal do Dia – 08-12-1959

“NOVIDADES COLUMBIA

...

Cauby Peixoto – Gravou recentemente nos Estados Unidos, “I’ll Be Seeing You”, de Irving Kahal e Sammy Fain, e “You’re The Dream”, de Hal David e Burt Bacharach. Acompanhamento da Orquestra de Jimmy Carroli. Disco Columbia.

...”

DISCOMENTANDO – Jornal do Dia – 31-12-1959

“PANORAMA DO DISCO EM 1959

Apresentamos um retrospecto dos principais acontecimentos fonográficos ocorridos em 1959.

...

Entre os discos mais vendidos do ano, temos: “Siete Notas de Amor”, pelo Trio Los Panchos (Columbia) – “Noite”, por Cauby Peixoto - ...”

DISCOMENTANDO – Jornal do Dia – 08-04-1960

“...

LANÇAMENTOS – COTAÇÕES

“Saudade da Bahia”/”De Papo P’ro Á”: Coro Odeon dirigido por Aloysio de Oliveira (Odeon-excelente) - ... – “Marina”/”Drink na Praia”: Cauby Peixoto (Columbia-bom) - ...”

DISCOMENTANDO – Jornal do Dia – 11-06-1960

“...

NOTAS EM HI-FI

Cauby Peixoto voltou a integrar o “cast” da RCA Victor. O disco de estreia apresenta em uma das faces, “Mack the Knife”, o grande sucesso norte-americano. - ...”

DISCOVISION – O Estado do Rio Grande – 21-06-1960

“NOTAS EM DESTAQUE

Cauby Peixoto voltou a integrar o “cast” da RCA Victor. O disco de estreia apresenta em uma das faces, “Mack the Knife”, o grande sucesso norte-americano. - ...”

DISCOMENTANDO – Jornal do Dia – 12-07-1960

“...

LANÇAMENTOS DE ALBERTINHO FORTUNA

Entre as gravações deste conhecido astro da Continental, salientamos:

...

“Marina” e “Menina Moça” – O calypso “Marina” é outro sucesso que Albertinho Fortuna interpreta, de autoria de Rocco Granata e em versão de Cauby Peixoto. “Menina Moça” é outro sucesso. A composição é de Luís Antonio (17.772).

...”

DISCOMENTANDO – Jornal do Dia – 12-08-1960

“...

NOTAS EM HI-FI

Orlando Silva assinou contrato de exclusividade com a RCA Victor pelo período de dois anos. - ... – O novo lançamento de Cauby Peixoto, em long-play, tem por título “O Sucesso na Voz de Cauby Peixoto”, com a seguinte seleção: “Conversa”, “Alguém me Disse”, “Só Deus”, “La Violetera”, “Mack the Knife”, “Romântica”, “Chora Tua Tristeza”, “Donde Estará Mi Vida”, “A Felicidade”, “Mamma”, “Covarde” e “A Vila de Santa Bernadette”. É uma Novidade RCA Victor. - ...”

DISCOMENTANDO – Jornal do Dia – 31-12-1961

“PANORAMA DO DISCO EM 1961

...

Junho – Vera Maria e Osmar Navarro assinam contrato com a Chantecler. Os sucessos são “Não Sabemos”, com Leila Silva, “Alguém é Bobo de Alguém!, com Wilson Miranda, e “Perdão Para Dois”, com Cauby Peixoto. - ...”

DISCOMENTANDO – Banrisul Notícias – Janeiro de 1964

“PANORAMA DO DISCO EM 1963

...

RELAÇÃO DAS MELHORES GRAVAÇÕES DE 1963

“O Passo do Elefantinho” , Trio Esperança, Odeon - ... – “Et Maintenant”, Cauby Peixoto, RCA Victor - ...”

PROGRAMAS DE RÁDIO

PROGRAMA “A SUA MANHÃ DE DOMINGO” – Rádio Pampa – Porto Alegre – 16-04-1961

Texto:

“...

A parada de sucessos atual, no Rio de Janeiro, obedece à seguinte classificação: em 1o., “Palhaçada”, canta Doris Monteiro; em 2o., “Poema do Adeus”, com Miltinho; e, em 3o. lugar, “Perdão Para Dois”, na voz de Cauby Peixoto.

...”

PROGRAMA “A SUA MANHÃ DE DOMINGO” – Rádio Pampa – Porto Alegre – 23-04-1961

Texto:

“...

Os sucessos cariocas: “Perdão Para Dois”, com Cauby Peixoto; “Queixas”, com Nelson Gonçalves; e “Perdoa-me Pelo Bem Que te Quero”, com Orlando Dias.

...”

PROGRAMA “A SUA MANHÃ DE DOMINGO” – Rádio Pampa – Porto Alegre – 21-05-1961

Texto:

“...

O cantor Cauby Peixoto esteve na Argentina e pretende seguir para a Europa no próximo mês. O primeiro país a ser visitado será Portugal.

...”

PROGRAMA “A SUA MANHÃ DE DOMINGO” – Rádio Pampa – Porto Alegre – 15-04-1962

Texto:

“...

Cauby Peixoto está ganhando milhões em Buenos Aires! O cantor Cauby Peixoto encontra-se na Argentina participando de uma feliz temporada artística. Sucesso sem precedentes está obtendo o famoso artista, sendo grande atração na Argentina, especialmente em Buenos Aires.

...” 

APONTAMENTOS 

A Som Livre lançou, no início dos anos 2000, um CD intitulado “Cauby Peixoto – Meu Coração é um Pandeiro”, completando 50 anos de carreira do cantor. Foi seu 128o. disco, onde, pela primeira vez, Cauby renova seu estilo cantando sambas de grandes sucessos e ao lado de outros intérpretes de renome, como Chico Buarque, Nélson Sargento, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Luiz Carlos da Vila, Dona Yvonne Lara e a Velha Guarda da Mangueira, além da interpretação solo de Cauby em algumas faixas. CD 2278-2.

Cauby Peixoto Barros nasceu em Niteroi, Rio de Janeiro, em 10 de fevereiro de 1931. “Saia Branca”, samba de Geraldo Medeiros, foi sua primeira gravação, em 1951. O maior dos maiores sucessos e que consagrou a carreira de Cauby, foi o samba-canção “Conceição”, de Jair Amorim e Dunga, gravado em disco de 78 rpm em 1956. No começo dos anos 60 seu sucesso chegou aos Estados Unidos, onde gravou com o nome de Coby Dijon.

DISCOGRAFIA

78 rpm

1951 – Saia Branca

s/dta – Blue Gardenia (Columbia)

1956 – Conceição (Columbia)

1958 – Tammy – Quero Você (Columbia)

1958 – Nono Mandamento (Columbia)

1959 – I Go – Locked in the Arms of Love (como Coby Dijon – Columbia)

1959 – Primeiro Mandamento – Cartilha do Amor (Columbia)

1959 – I’ll Be Seeing You – You’re the Dream (Columbia)

1959 – Noite – Close to You (Columbia)

1959 – Porque e Para Que – Inveja (Columbia)

1960 – Marina – Drink na Praia (Columbia)

1960 – Mack the Knife (RCA Victor)

1961 – Perdão Para Dois (Columbia)

1963 – Et Maintenant (RCA Victor)

LPs

1955 – Blue Gardênia

1956 – Você, a Música e Cauby

1956 – Canção do Rouxinol

1956 – O Show Vai Começar

1957 – Quando os Peixoto se Encontram – Cauby, Moacyr, Araken e Andyara Peixoto

1957 – Ouvindo Cauby

1958 – Música e Romance

1958 – Nosso Amigo Cauby

1959 – Seu Amigo Cauby…Cantando Para Você (Columbia)

1960 – O Sucesso na Voz de Cauby Peixoto (Columbia)

1961 – Cauby Canta Novos Sucessos

1961 – Perdão Para Dois

1962 – Canção que Inspirou Você

1963 – Tudo Lembra Você

1964 – Cauby Interpreta

1965 – Cauby Canta Para Ouvir e Dançar

1965 – Porque Só Penso em Ti

1968 – Um Drink com Cauby & Leny – Cauby Peixoto e Leny Eversong

1969 – O Explosivo Cauby

1972 - Superstar

1976 - Cauby

1979 - Cauby

1980 – Cauby, Cauby (Som Livre)

1982 – Estrelas Solitárias

1982 – Ângela & Cauby

1986 – Cauby

1986 – Só Sucessos – Cauby Peixoto

1989 – Cauby é o Show

1992 – Ângela & Cauby ao Vivo

CDs

1993 – Acervo Especial – Cauby (RCA Victor)

1995 – Cauby Canta Sinatra

1996 – 20 Preferidas – Cauby Peixoto (RGE)

1999 – Cauby Canta as Mulheres (Som Livre)

2000 – Meu Coração é um Pandeiro (Som Livre)

s/dta – Cauby Peixoto (Columbia)

s/dta – Grandes Emoções – Cauby Peixoto (Polydisc)

s/dta – Cauby Peixoto (Som Livre)

2007 – 20 Super Sucessos – Cauby Peixoto (Polydisc)