HOME PAGE

A MEMÓRIA DA MÚSICA POPULAR

DISCOS DE SUCESSOS

DISCOS RAROS

FALE CONOSCO

 

FRANCK POURCEL

PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA

 

DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 26/07/58

"NOTAS EM HI-FI

.....

A Odeon internacional lançou um 78 com Franck Pourcel e sua Grande Orquestra. Num lado, "Gondolier", no outro, "Colonel Bogey", do filme "A Ponte do Rio Kwai".

....."


 DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 19/07/59

".....

NOVIDADES EM 78 ROTAÇÕES

.....

Odeon - "Only You", de Ram e Rand, apresenta-se sob a execução de Franck Pourcel's French Fiddles, com acoplo da melodia de Bobby Black, "Rainy Night in Paris". Uma gravação notável.

....."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 02/08/59

".....

SUCESSOS DE AMANHÃ

.....

"Vamos Todos Cirandar em Hi-Fi", com Stelinha Egg e as Meninas da Casa de Lázaro; "Anísio Silva Canta Para Você" e "Amor, Dança e Violino, n. 2", com Franck Pourcel, da Odeon.

....."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 31/12/59

"PANORAMA DO DISCO EM 1959

Apresentamos hoje um retrospecto dos principais acontecimentos fonográficos ocorridos em 1959.

Iniciaremos focalizando os melhores do ano.

.....

Orquestras - Nacional: entregamos o título a Sylvio Mazzucca pelas suas brilhantes execuções em "Baile de Formatura n. 2" e "Baile de Sucessos", para a etiqueta Columbia. - Norte-americano: os long-plays da Columbia, "'S Concert" e "'S Hollywood" garantiram o sucesso de Ray Conniff em 1959. - Europeu: Orquestra de Franck Pourcel através de suas belíssimas execuções gravadas em discos Odeon.

....."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 09/01/60

"OS CINCO MAIS DO ANO

Publicamos hoje uma lista de cinco das melhores gravações da categoria "standard" que nos chegaram às mãos durante o ano de 1959.

.....

Orquestras

1o - "Ave Maria Lola", Sylvio Mazzucca, Columbia.

2o - "The Millionaire", Perez Prado, RCA Victor.

3o - "Extase", Severino Araújo, Continental.

4o - "Na Madrugada", Os Violinos Mágicos, Musidisc.

5o - "Only You", Franck Pourcel, Odeon.

....."


DiscoVision - O Estado do Rio Grande - 15/01/60

"SELEÇÃO DE MELHORES

Publicamos hoje uma lista de cinco das melhores gravações da categoria "standard" que nos chegaram às mãos durante o ano de 1959.

.....

Orquestras

1o - "Ave Maria Lola", Sylvio Mazzucca, Columbia.

2o - "The Millionaire", Perez Prado, RCA Victor.

3o - "Extase", Severino Araújo, Continental.

4o - "Na Madrugada", Os Violinos Mágicos, Musidisc.

5o - "Only You", Franck Pourcel, Odeon.

....."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia  - 18/03/60

"AS SUGESTÕES DO MOMENTO

Entre as últimas novidades lançadas pela Indústrias Elétricas e Musicais Fábrica Odeon, recomendamos às discotecas de nossos amigos os seguintes LPs: "Avant Première Odeon n.3", com diversos intérpretes - "Franck Pourcel Executa os Sucessos" -

....."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 07/09/60

".....

SELEÇÃO PARA TODOS OS GOSTOS

.....

"Páginas Célebres" - Franck Pourcel e sua Orquestra: "Valse des Fleurs", "Mèlodie en Fá", "Obertas Mazurka", "Serènade", "Rèverie Op. 15", "Czardas", "Le Cygne", "La Czarine", "Meditation de Thais" e "Barcarolle". Odeon MOFB-115.


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 08/12/60

"NOVIDADES HI-FI VARIETY EM LONG-PLAY

.....

"Quiet Hours" - Waldemiro Lemke, que pertencia ao "cast" da Odeon, é agora exclusivo da Hi-Fi Variety. Neste lançamento temos Waldemiro Lemke como regente da Orquestra The Night Lovers e arranjador dos números selecionados para o presente longa duração. A impressão que se tem é de estar ouvindo uma orquestra como a  de Percy Faith (principalmente em "Summer Place"), Franck Pourcel ou de Mantovani, tal são os arranjos de Waldemiro e a apresentação de The Night Lovers.

Faixas:

....."


DISCOMENTANDO - Banrisul Notícias  - out/1963

"NOVIDADES

.....

Para quem aprecia boa música recomendamos o lançamento de setembro da Odeon, com a Orquestra de Franck Pourcel. Foi também editado um compacto simples com músicas do long-play: "Chariot" e "Georgia on my Mind".

....."


DISCOMENTANDO - Banrisul Notícias - jan/1964

"PANORAMA DO DISCO EM 1963

Esta coluna apresenta um retrospecto sobre os principais acontecimentos do ano, destacando os melhores intérpretes e executantes nacionais e estrangeiros e as gravações preferidas do público.

OS MELHORES DO ANO

.....

Orquestras - No Brasil escolhemos a Orquestra Brasileira de Espetáculos, onde se reuniram grandes músicos para a execução de melodias selecionadas com muito esmero, como é o caso do LP "Isto é Espetáculo", da CBS, onde estão reunidas músicas de agrado geral. Na Europa selecionamos a Grande Orquestra de Franck Pourcel, pela gravação "Chariot", na Odeon.

....."


PROGRAMAS DE RÁDIO

Programa "Turbilhão de Melodias" - Rádio Itaí - 10/01/60

".....

Os generos mais variados encontram-se nesta parada de boa música. Franck Pourcel, um dos mais renomados nomes do cenário musical, comparece em "Turbilhão de Melodias" executando a conhecida composição de Pete de Angelis, "Gondolier". 

(Rodado "Gondolier")

....."


Programa "Valsas Inesquecíveis" - Rádio Itaí - 17/01/60

".....

A saudade dos velhos tempos é mais forte do que o modernismo. Franck Pourcel, um maravilhoso orquestrador, faz cantar todo o verdor de um bosque. E os compassos da valsa continuam a encantar o mundo ! Com Franck Pourcel e sua Grande Orquestra, daremos seqüência à audição de hoje do programa "Valsas Inesquecíveis". Para recordar os bons tempos escutem, de Strauss, "Vozes da Primavera". 

(Rodado "Vozes da Primavera")

....."


APONTAMENTOS

CATÁLOGO ODEON - Edição de 1957

".....

MOEB-14

SELEÇÃO DANÇANTE POR FRANCK POURCEL

Você já imaginou uma seleção dançante com a Orquestra de Franck Pourcel ? Se você fosse incumbido de realizar tal façanha não o faria melhor do que a que conseguimos selecionar para você. Apesar de não se desviar de sua característica principal que é a fantasia, agrada sobremaneira ouvir Franck Pourcel em seleções dançantes. O tango, o bolero, o fox-trot, o samba, a dança mexicana, a dança portuguesa e a dança peruana estão aqui presentes para sua apreciação. Você que se acostumou em apreciá-lo na execução de fantasias extasiantes tem agora uma oportunidade de dançar ao som de suas cordas de prata. Uma excelente oportunidade para você aquilatar o valor dessa notável orquestra francesa e sua versatilidade.

 

MODB-14

GUY LAFITE COM FRANCK POURCEL E SUA ORQUESTRA

A idéia de aliar um solista de jazz a uma grande orquestra de cordas não constitui novidade na América. E, na Europa, na França, especialmente, para que fosse realizada com as máximas probabilidades de êxito, a escolha recaiu no melhor conjunto de cordas do país e no melhor sax-tenor de jazz: a Orquestra de Franck Pourcel e Guy Lafite, a primeira figura de Django Reinhardt. Esta gravação agradará a um só tempo os apreciadores da dança, os do jazz e os da música. Os requintes da orquestração, a execução e a reprodução dificilmente poderiam ser igualados. Esta gravação, apresentando estes dois artistas, abre novos horizontes e representa importante marco na produção fonográfica.

 

MODB-34

FRANCK POURCEL E SUA GRANDE ORQUESTRA DE CORDAS

Pelo êxito de seus lançamentos, quer em 78 rpm ou long playing, a Odeon viu-se obrigada a selecionar mais dez músicas bem ao seu gosto para compor mais este microssulco de Franck Pourcel. A procura imensa de suas gravações, num atestado eloquente de quanto é apreciada pelas suas grandes criações, tem obrigado a etiqueta do templo ao lançamento constante de páginas interpretadas pelas famosas cordas de prata. Neste álbum estão reunidas composições que merecem a sua apreciação. São elas: "Mea culpa", "Tant que je vivais seul", "Je T'attendrai", "Un jour tu verras", "Coin de Rue", "La Fontaine des amours", "Ton sourire est dans mon couer", "Au bord de la Tamise", "En Avril a Paris", "Luxembourg Polka".

 

MODB-46

ESPECIALMENTE PARA VOCÊ

Esta unidade, de fato, foi feita especialmente para os discófilos que gostam das músicas envolventes e lânguidas que se executam nas casas noturnas parisienses. E mais ainda se valoriza a gravação quando se sabe que todas as composições estão a cargo de artistas como Franck Pourcel, Georges Jouvin e Wal-Berg, os quais nos exibem primorosamente, cada qual em seu estilo, "La fontaine des amours", "Le rififi", "Blues violins", "Tant que je vivais seul", "Les croix", "Je veux te direx adieu", "Viens au creaux de mon Épaule", "I love Paris" (da opereta "Can-Can"), "Dans la vie", "Que toi". Um disco harmonioso e irresistível.

 

MODB-64

FRANCK POURCEL - AMOR E MÚSICA

O roteiro musical dessa gravação seria suficiente para recomendá-lo. O nome de Franck Pourcel à frente de sua maravilhosa orquestra de cordas representa uma séria fiança ao êxito. Números como "Stranger in Paradise", "Unchained Melody", "Love is a many splendored thing", "Hernando's Hideaway" constam deste longa duração em que aparece com toda a exuberância de suas cordas de prata, a Orquestra de Franck Pourcel. Impondo-se pela sua classe de maestro e arranjador, desfruta atualmente a orquestra francesa de uma popularidade invejável e de um conceito fora do comum entre os que realmente apreciam as grandes orquestras do gênero.

 

MOCB-09

FRANCK POURCEL

Franck Pourcel, que dirige a orquestra ligeira mais brilhante e mais disputada da Europa, já é, também, um grande nome no Brasil, haja vista as nossas listas dos mais vendidos mensalmente. Neste disco ele é Franck Pourcel antes de tudo, com suas cordas de um lado, executando melodias como "Mandolino" e "Toi Je T'Aimerai", e com sua grande orquestra de ouro, apresentando coisas lindas como o êxito atual "Que Será, Será" e seu próprio sucesso "Port-Au-Prince".

....."


De 26/08/58 - Lista dos mais vendidos

"Em 78rpm:

.....

6o -"Colonel Bogey" - Franck Pourcel - Odeon

....."


MAIS ALGUNS LONG-PLAYS DA ORQUESTRA DE FRANCK POURCEL

 

FRANCK POURCEL ORCHESTRA - Emi - 1978

Faixas:

Mama Inez / Conticinio / Bahia / Yo Vendo Unos Ojos Negros / Tres Perlas / La Flor de La Canela / Copacabana / El Gavilan / El Dia Que Me Quieras / Lamento Boricano / Campanitas de Cristal / Las Mananitas.

 

TURBO RHAPSODY - Emi - 1981

Faixas:

Super Trouper / Woman in Love / Turbo Rhapsody / Lady / New York, New York / Xanadu / Hey ! / The Winner Takes it All / La Festa / Felice / Prendre un Enfant.

 

A GRANDE ORQUESTRA DE FRANCK POURCEL - Som Livre - 1984

Faixas:

Chariot / Il Était Une Fois...La Revolution / Speak Softly Love / The Last Waltz / Johnny Guitar / La Bohème / The Long and Winding Road / Love and Music / Hymne a L'Amour / Dolannes Melodie / Un Homme, Une Femme / All By Myself / Too Beautiful to Last / Cry me a River / Here, There and Everywhere / Concorde.