HOME PAGE

A MEMÓRIA DA MÚSICA POPULAR

DISCOS DE SUCESSOS

DISCOS RAROS

FALE CONOSCO

M  A  Y  S  A 

PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA

 

 DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 11-07-1958

 

"...

NOVIDADES EM 78 ROTAÇÕES

RCA Victor - ...

RGE - MAYSA (Eu Não Existo Sem Você - No Meio da Noite) - Respectivamente um samba-canção e um samba, apresentando mais uma vez a formidável voz de Maysa em gravação de alta-fidelidade. Outro sucesso desta inconfundível cantora. Cotação: 10.

..."

 


 DISCOVISION - O Estado do Rio Grande - 29-07-1958

 

"...

NOVIDADES

...

Maysa já está gravando "Convite Para Ouvir Maysa n. 3", com doze músicas de autores consagrados. Simonetti, como sempre, preparou com esmero os arranjos para este micro.

..."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 14-09-1958

 

"...

NOVIDADES EM 78 RPM

MOCAMBO - ...

SEECO - ...

MERCURY - ...

ODEON - ...

RGE - ...

Maysa, com sua voz "rastejante" está com os sambas-canções "Suas Mãos", de Antonio Maria e Pernambuco, e "Mundo Vazio", de Amaury Medeiros e Antonio Bruno.

..."

 


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 08-10-1958

 

".....

A SUGESTÃO DA SEMANA

Uma boa gravação de 78 rotações acaba de ser lançada na praça: trata-se de "Merci", em rica interpretação de Vanja Orico, para a etiqueta Sinter. "Merci" é a versão de "L'Edera", a qual foi feita por Armando Louzada. É um bolero de Seracini e D'Acquisto. No acoplo, o samba de Maysa Matarazzo, "Toi Si Loin de Moi", versão de Maurice Pon, de "Ouça". É a sugestão desta semana.

..."

 


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 13-12-1958

 

".....

Eis aqui, com sua devida classificação, os mais vendidos na semana:

78 RPM

1o. - Meu Castigo - Agostinho dos Santos e Maysa - RGE

2o.- Covarde - Fernando Barreto - RCA Victor

3o.- La Blusa Azul - Trio Avileño - Columbia

4o.- Torero - Renato Carosone - Odeon

5o.- Piccolissima Serenata - Wilson Miranda - Chantecler

6o.- Nel Blu Dipinto Di Blu - Violeta Cavalcanti - Odeon

LPs

..."

 


DISCOVISION - O Estado do Rio Grande - 05-01-1959

 

 

"O DISCO EM 1958

...

No setor fonográfico o ano esteve bom, cheio de novidades, surpresas e sucessos. Citamos alguns discos mais cotados durante o ano que acaba de findar: "Cabecinha no Ombro" fez sucesso com o Duo Guarujá... - Maysa, com "Ouça" e Pat Boone com "Bernardine" também venceram.

..."


DISCOVISION - O Estado do Rio Grande - 19-06-1959

 

"NOVIDADES DA SINTER 

"Pedroca, seu Piston e seu Conjunto" - ...

"A Música de Maysa" - Com Sandoval Dias e seu Conjunto: Ouça - Marcada - Adeus - O Que Não Vem Querer - Escuta Noel - Tarde Triste - Mundo Novo - Agonia - Rindo de Mim - Resposta - Quando Vem a Saudade.

..."


DISCOVISION - O Estado do Rio Grande - 29-07-1959

 

"...

A LETRA DE UM SUCESSO : RECADO

Samba de Luiz Antonio e Djalma Ferreira, gravação de Sonia Dutra (RCA Victor), Carlos José (Odeon), Maysa (RGE), Vera Lúcia (Sinter) e Luiz Cláudio (Columbia).

Você errou

Quando olhou pra mim

E fez nascer uma esperança

Em mim

Depois levou pra bem longe

De nós

Seu olhar no meu

A sua voz

Você deixou

Sem querer deixar

Uma saudade enorme

Em seu lugar

Depois nós dois cada qual a mercê

Do seu destino

Você sem mim, eu sem você

Saudade meu moleque de recado

Não diga que eu me encontro nesse estado."

 


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 04-09-1959

 

".....

NOTAS EM HI-FI

Marlene Dietrich revelou ser fan de Ângela Maria. - Nelson Gonçalves, Maysa, Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Morais, Enrico Simonetti, Silvio Mazzuca, Fafá Lemos, Pocho, João Gilberto e Ana Lúcia são os "dez mais" apreciados dos cronistas e disc-jockeys durante o primeiro semestre.

..."

 


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 30-10-1959

 

"...

NOTAS EM HI-FI

... 

Maysa retornou ao Brasil após uma viagem de descanso pela França, Espanha e Portugal. De passagem pela França, Maysa gravou "A Felicidade", de Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Morais, nos estúdios da Versailles, etiqueta que representa a RGE na França. Em estudos o novo LP da cantora.

..."

 


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 29-12-1959

 

"ASSUNTOS DO MOMENTO

...

NOVIDADES RGE - A RGE acaba de lançar uma série de novidades. Entre estas salientamos os LPs "Esquentou o Baile", com Nelson e sua Orquestra Tupã, "Los Santos", "Festival do Rock", com diversos artistas, e "Maysa é Maysa...é Maysa".

..."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 02-06-1960

 

".....

MAYSA: DISTRIBUIÇÃO DE AUTÓGRAFOS

Dia 6, segunda-feira, a partir das 10 horas, Maysa distribuirá autógrafos aos seus inúmeros fans na Studio Artes Reunidas.

..."

 


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 23-09-1960

 

"NOVIDADES DA INTERNACIONAL DISCOS

...

RGE: OS MAIS VENDIDOS

Os discos mais vendidos pela RGE, no momento, são: "Agostinho Sempre Agostinho", "As Duas Faces", com Juca Chaves, "Samba 707", com Simonetti e Orq. RGE, "Voltei", com Maysa e "Instrumentais de Ouro n. 2", com Billy Vaughn e sua Orquestra, na categoria LP.

Na categoria "78", temos: "Boêmio Doutor", com Ventura Ramirez, "Pecado de Amor", com a Dupla Ouro e Prata, "Alguém me Disse", com Maysa, "Nuestro Juramento", com o Trio Cristal, "Tema de Amor de A Summer Place", com Billy Vaughn e sua Orquestra.

..."


 

DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 04-11-1960

 

"...

O aparecimento de Maysa como estrela de primeira grandeza surpreendeu a todos, constituindo-se num fenômeno da música popular brasileira. Sua voz é diferente. Seu estilo de interpretação é diferente. Esta foi a chave de sucesso da cantora.

E assim Maysa expressa-se sobre a sua vida artística:

"Nasci Maysa e com o nome de Maysa entrei para a vida artística que sempre gostei. Sou carioca, mas foi em São Paulo que me revelei cantora com a oportunidade que me deu Roberto Corte Real de fazer um LP na RGE, mesmo sendo eu uma desconhecida e não tendo sequer um prefixo para as minhas apresentações que eram feitas, exclusivamente, em reuniões familiares. Nunca tive pretensões a respeito de uma carreira artística, canto pelo mesmo motivo com que um passarinho canta e um poeta faz versos. Não sou noiva de ninguém; meu noivado existe é com a minha carreira e com meus programas, é com os sambas que gosto e tenho necessidade íntima de faze-los e interpretá-los. O resto é a mídia justificando manchetes.Minha maior emoção ? Não tenho "a maior", pois emoção é coisa que não se mede e não se conta. Coleciono emoções, isso sim. Não tenho preferência em atuar neste ou naquele lugar, gosto é de cantar, de sentir os números que formam em meu repertório e de contar para tanto com uma platéia que me dê atenção. Gosto de cantar a música de minha terra, bem como os números que eu sinto do repertório da música internacional;

não importa o país, o editor ou a sociedade que controla os direitos autorais de execução. Pretendo viajar e muito, pois há muita coisa digna de ser vista lá fora, principalmente no sentido de se dar um pouco mais de valor para esta terra que agüenta burrada de tanta gente que se diz responsável. E para essas excursões que farei, tenho em mãos as melhores propostas.

Não tenho espírito de colecionadora, apesar de me obrigarem a praticar desse "hobby" assinando alguns sambas-canções que me fizeram feliz dado o êxito que registraram entre o público. Minha maior preocupação ? É não ter preocupação com coisa alguma mesmo quando o coração impõe razões que a própria razão faz força por desconhecer."

Este é o comentário de Maysa sobre sua própria vida artística.

..."

 


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 31-12-1961

 

'PANORAMA DO DISCO EM 1961

Mais um ano passou. E nós apresentamos hoje a nossa opinião sobre os melhores artistas de 1961.

CANTORES - ...

CANTORAS - ...

...

NOVEMBRO - Marta Mendonça, uma nova estrela da Chantecler, começa a brilhar com "Tu Sabes". "Bat Masterson" (Carlos Gonzaga), "Faz me Rir" (Edith Veiga) e "O Barquinho" (Maysa) são os sucessos.

..."

 


 COMENTÁRIOS

Maysa, que até 1957 era conhecida pela alta sociedade como Maysa Matarazzo, conquistou com muita rapidez as camadas mais populares pelo seu estilo diferente e suave e tornando-se assim a grande cantora da época e considerada, em 1958, como a estrela carro-chefe da gravadora RGE.

 

Seus principais sucessos:

"Adeus"

"Meu Mundo Caiu"

"Ouça"

"Alguém me Disse"

"Chão de Estrelas"

"Favela"

"Carinho e Amor"

"Outra Vez"

"Eu Não Existo Sem Você"

"Dindi"

"O Barquinho"

"Cantiga de Quem Está Só".