HOME PAGE

A MEMÓRIA DA MÚSICA POPULAR

DISCOS DE SUCESSOS

DISCOS RAROS

FALE CONOSCO

M O R GA N A

PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA

 

DISCOVISION - Estado do Rio Grande - 24-11-1958

"...

NOTICIÁRIO FONOGRÁFICO

A nova composição de Lina Pesce, intitulada "Era Uma Vez" - um samba-canção - mereceu duas gravações na Copacabana: uma na voz de Morgana Cintra e outra na voz de Carminha Mascarenhas.

..." 


DISCOVISION - Estado do Rio Grande - 12-01-1959

"...

NOVOS PREMIADOS DA COPACABANA

No certame dos melhores do Disco Nacional de 1958 foram agraciados com o troféu da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, prêmio concedido pela Biblioteca Municipal e Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura do Distrito Federal, os seguintes artistas da Copacabana Discos, o selo do Caramujo: Morgana Cintra (revelação de cantora) - ...

Recebam deste cronista os mais sinceros parabéns."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 14-02-1959

"NOTÍCIAS DA COPACABANA

...

A faixa do LP "Esta é Morgana" mais contemplada pelos especializados é "Era Uma Vez", originalíssima composição de Lina Pesce. Muito procurado "Serenata do Adeus", nas interpretações de Morgana e Agnaldo Rayol.

..."


DISCOVISION - Estado do Rio Grande - 06-07-1959

"...

SUCESSOS

Segundo boletins recebidos, eis as gravações de 33 rotações mais vendidas:

Da Columbia: ...

Da Odeon: ...

Da Copacabana: ... - Esta é Morgana - ..."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 13-10-1959

"...

NOTAS EM HI-FI

...

"Hino ao Amor", na voz de Morgana Cintra, é uma das melhores interpretações que já ouvimos da referida música, que é um dos sucessos do momento. - Morgana Cintra, Nelson Gonçalves, Oscar Ferreira, Sylvio Mazzuca, Anísio Silva, Waldir Calmon e o solista de harpa Luis Bordon serão os astros que apresentaremos hoje às 21:00 horas, na Rádio Itaí, no programa "Favoritos do Momento", interpretando primorosas páginas musicais."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 15-10-1959

"...

COTAÇÃO DE DISCOS

**** - "Hino ao Amor" (Morgana - Copacabana)

...

Quadro de cotação:

4* excelente

3* bom

2* regular

1* ruim

..."


DISCOVISION - Estado do Rio Grande - 16-12-1959

"OS CAMPEÕES DA SEMANA

Gentileza da Importadora Americana, Star Discos (matriz e filial), Casa Lux, Electro Mercantil, Casa Sonora, Casa Victor, Electro Galeria, Casa do Rádio e Lojas Artes Reunidas.

78 RPM - 1o - DONDE ESTARÁ MI VIDA (Joselito-RCA Victor) - 2o - QUEM É? (Osmar Navarro-Polydor) - 3o - REVOLTA (Nelson Gonçalves-RCA Victor) - 4o - HINO AO AMOR (Morgana-Copacabana) - ..."

Jornal do Dia - Discomentando - 31-12-1959

"PANORAMA DO DISCO EM 1959

Apresentamos hoje um retrospecto dos principais acontecimentos fonográficos ocorridos em 1959. Iniciaremos focalizando, por secção, os melhores de 1959.

...

OUTROS "MELHORES"

...

Morgana, com "Hino ao Amor" (Copacabana) - ..."

Jornal do Dia - Discomentando - 09-01-1960

"OS CINCO MAIS DO ANO

Publicamos hoje uma lista de cinco das melhores gravações da categoria "standard" que nos chegaram às mãos durante o ano de 1959.

CANTORAS - 1o - ... - 5o - "Hino ao Amor", Morgana, Copacabana.

..."


DISCOVISION - Estado do Rio Grande - 15-01-1960

"SELEÇÃO DE MELHORES

Publicamos hoje uma lista de cinco das melhores gravações da categoria "standard" que nos chegaram às mãos durante o ano de 1959.

CANTORAS - 1o - ... - 5o - "Hino ao Amor", Morgana, Copacabana.

..."


DISCOVISION - Estado do Rio Grande -25-02-1960

"...

OS DISCOS MAIS VENDIDOS DO CARAMUJO

São os seguintes os discos de 78 rotações mais vendidos da Copacabana durante a última semana.

"Me Dá Um Dinheiro Aí", com Moacyr Franco; ...; "Hino ao Amor", com Morgana; ..."

Jornal do Dia - Discomentando - 08-03-1960

"HINO AO AMOR: MORGANA

Com muito prazer registramos o recebimento da gravação avulsa, da Copacabana, com a grande cantora Morgana. Numa das faces, "Hino ao Amor", o sucesso de Edith Piaf e Monnot, em versão de Odair Marzano. No outro lado, "Choro Por Você". Esta gravação, como estão lembrados os leitores discófilos, até bem pouco tempo ocupou os primeiros lugares nas paradas de sucessos desta cidade.

Outrossim agradecemos a gentileza do amigo A. G. de Oliveira, da Copacabana, ao enviar o disco autografado pela Morgana juntamente com uma amável cartinha. Brevemente publicaremos algo mais sobre Morgana.

..."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia -18-03-1960

"AS SUGESTÕES DO MOMENTO

...

Da etiqueta Copacabana sugerimos: ...

Em 78 rotações, "Hino ao Amor", com Morgana; ..."


DISCOVISION - Estado do Rio Grande -12-04-1960

"...

NOTAS EM DESTAQUE

...

São os seguintes os discos mais vendidos pela Copacabana: "La Violetera", com Angela Maria - "A Noite do Meu Bem", com Dolores Duran - "Hino ao Amor", com Morgana - ..."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia -14-05-1960

"CONHEÇA MELHOR O SEU ARTISTA PREFERIDO

MORGANA

A carreira artística de Morgana teve início no gênero lírico. Foram sete anos pontilhados de sucesso, pois é muito restrito o campo lírico. Em 1958 passou Morgana a dedicar-se à música popular. Obteve imediatamente grande sucesso com a primeira gravação: "Serenata do Adeus". Devido a sua interpretação, esta melodia tornou-se bastante conhecida. Logo após gravou "Mais Brilho nas Estrelas", que também teve grande aceitação pelo público, bem como o recente sucesso de Edith Piaf, em versão de Odair Marzano, "Hino ao Amor".

Gravou dois belíssimos LPs denominados "Esta é Morgana" e "Morgana".

No campo da televisão, Morgana apresentou-se durante o ano de 1959 em São Paulo, Rio e Belo Horizonte, em programas semanais exclusivos.

A cantora grava para a marca Copacabana.

..."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 24-05-1960

"...

DISTRIBUIÇÃO DE FOTOS

Informamos aos fans de Morgana que estamos distribuindo fotografias da criadora de "Hino ao Amor", em horário comercial, no seguinte endereço: ...

Os leitores do interior podem escrever uma cartinha pedindo uma foto de Morgana, ..."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 12-07-1960

"...

(Foto de Morgana)

Morgana acaba de lançar mais um 78 rotações para a Copacabana. Este apresenta duas belíssimas melodias de Fred Chateaubriand e Vinicius de Carvalho, "Sonata Sem Luar" e "Elegia ao Violão". A apresentação suave de Morgana neste disco dá-se com o acompanhamento da Orquestra de Renato de Oliveira.

..."


DISCOVISION - Estado do Rio Grande -21-07-1960

"NOVA GRAVAÇÃO DE MORGANA

"Sonata Sem Luar" e "Elegia ao Violão" constituem o novo lançamento em 78 rotações da Copacabana com a excelente voz de Morgana. Ambas as músicas pertencem à dupla Fred Chateaubriand e Vinicius de Carvalho. Morgana, nesta gravação, está acompanhada pela Orquestra de Renato de Oliveira.

...

UM CARTAZ EM FOCO: MORGANA

Morgana iniciou sua carreira artística no campo lírico e durante sete anos o sucesso a acompanhou neste gênero.

Ingressou na música popular em 1958. Seu primeiro sucesso foi a primeira gravação: "Serenata do Adeus", melodia que se tornou conhecida em todo o território nacional devido a sua magnífica interpretação. Depois gravou "Mais Brilho Nas Estrelas", que da mesma forma teve grande aceitação pelos discófilos, bem como o recente êxito de Edith Piaf, em versão de Odair Marzano, "Hino ao Amor". Na categoria LP gravou dois discos contendo maravilhosa seleção musical: "Esta é Morgana" e "Morgana" são os seus títulos. A popular cantora grava para a Copacabana e promete ainda novos sucessos para muito breve. Vamos aguardar."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 01-10-1960

"...

CONHEÇA MELHOR O SEU ARTISTA PREFERIDO: MORGANA

Morgana é considerada uma das melhores cantoras do rádio, tv e disco. Para atender aos seus milhares de fans de todo o país, Morgana acaba de solicitar junto à direção da TV e Rádio Record, uma licença de 6 meses para fazer visitas a diversas partes do Brasil em excursão que terá início brevemente. A cantora está terminando de gravar mais um LP com melodias de sucessos. Vamos aguardar."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 31-12-1960

"PANORAMA DO DISCO EM 1960

A exemplo do que já fizemos no último dia de 1959, publicamos hoje uma relação dos artistas que mais se destacaram em 1960, segundo nossa opinião, tanto no lado nacional como no estrangeiro.

...

O QUE NOS RESERVOU 1960

Janeiro - ...

Fevereiro - ...

Março - "Hino ao Amor", com Morgana, classificado nas paradas de sucessos.

..."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - Discomentando - 01-01-1963

"PANORAMA DO DISCO EM 1962

A série "Panorama do Disco" volta às páginas do Jornal do Dia para um retrospecto sobre as atividades fonográficas em 1962 e uma apresentação dos melhores do disco, em nossa opinião.

...

CANTORAS - No Brasil: é merecedora de nossos aplausos a cantora Morgana ao gravar os long-plays "Morgana - A Fada Loura" e "Fuga".

...

RETROSPECTO SOBRE O ANO DE 1962

Janeiro - ... - Melhor lançamento: "Morgana - A Fada Loura", um long-play com a cantora Morgana, em selo Copacabana.

...

OS MAIS DESTACADOS LANÇAMENTOS EM DISCOS EM 1962

"Sol de Ouro em Céu Azul", Pery Ribeiro (Odeon) - LP "Morgana - A Fada Loura", Morgana (Copacabana) - ...

(Foto de Morgana)

Pelas suas magníficas interpretações nos long-plays "Morgana - A Fada Loura"  e "Fuga", MORGANA é, em nossa opinião, a melhor cantora brasileira de 1962.

..."


DISCOMENTANDO - Banrisul Notícias - Janeiro de 1964

"PANORAMA DO DISCO EM 1963

Esta coluna apresenta um retrospecto sobre os principais acontecimentos fonográficos do ano, destacando os melhores intérpretes e executantes nacionais e estrangeiros e as gravações preferidas do público.

...

AS NOTÍCIAS DE 1963

...

A cantora Morgana consegue um bom êxito com sua excursão à Terra de Além-Mar.

..."


PROGRAMAS DE RÁDIO

A SUA MANHÃ DE DOMINGO - Rádio Pampa - 07-05-1961

"...

Para os que gostam de ouvir músicas de filmes, selecionamos o bonito samba "Menina Moça", de autoria de Luis Antonio. "Menina Moça", como devem estar lembrados, foi interpretada no filme "Matemática Zero, Amor Dez", produção nacional exibida no ano passado. Entre as muitas interpretações escolhemos a de Morgana, com acompanhamentos pela Orquestra de Renato de Oliveira, em disco da etiqueta Copacabana.

(Rodado "Menina Moça" - do LP "Morgana" - Lado 2 Faixa 1 - Copacabana)."


DISCOGRAFIA 

DISCOS COPACABANA

1958 - "Era Uma Vez", samba-canção de Lina Pesce - 78 rpm 

1958 - "Serenata do Adeus", com Agnaldo Rayol - 78 rpm

1958 - "Mais Brilho nas Estrelas" - 78 rpm

1959 - LP "Esta é Morgana"

1959 - "Hino ao Amor", de Edith Piaf, versão de Odair Marzano - e "Choro Por Você" - 78 rpm

1960 - LP "Morgana" 

1960 - "Sonata Sem Luar", de Fred Chateaubriand e "Elegia ao Violão", de Vinicius de Carvalho - 78 rpm

1962 - LP "Morgana - a Fada Loura"

1962 - LP "Fuga"