HOME PAGE

A MEMÓRIA DA MÚSICA POPULAR

DISCOS DE SUCESSOS

DISCOS RAROS

FALE CONOSCO

MARIA  KATYRA 

PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA

 

 DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 12-10-1961

 

"BAILE DO DISCO-CLUBE DE PORTO ALEGRE: SUCESSO

.....

Entre os presentes recordamo-nos dos seguintes, como Glênio Reis (disk-jockey da Rádio Farroupilha e TV Piratini), ..., Maria Katyra (da TV Piratini), ...

OS FATOS PITORESCOS OCORRIDOS

.....

Maria Katyra cantando de maneira notável "Nunca aos Domingos".

EM PRIMEIRA MÃO: MARIA KATYRA CONVIDADA A GRAVAR

Uma grande notícia chegou-nos quase ao final do baile. O sr. Manoel José Ramos, representante no Rio Grande do Sul da gravadora Chantecler, convidou Maria Katyra, da TV Piratini, para gravar naquela fábrica. Logicamente que tudo será apreciado ainda pela direção da gravadora, mas o desejo do sr. Manoel José, de ter Maria Katyra no "Cast" da Chantecler, já demonstrou as boas qualidades vocais da jovem cantora. Cremos que este simples convite se torne em uma grande revelação e um grande sucesso para o selo do "galinho".

BOA AMIGA, GRANDE ARTISTA E ESTUDANTE APLICADA: MARIA KATYRA

Soubemos também que Maria Katyra, além de excelente artista é também uma estudante aplicada, não relevando seus estudos para um segundo plano como se fosse, talvez, natural. Maria não conhece os exames de segunda época nem pretende conhece-los. Suas notas são altas na escola.

Maria Katyra divide o seu tempo com os estudos, a carreira artística e com a correspondência dos fans, sendo uma das artistas que mais cartas recebe na TV Piratini.

 


 DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 02-11-1961

 

(Foto de Maria Katyra)

"MARIA KATYRA É FUTURA ARTISTA DO DISCO

Maria Katyra é a versátil tele-atriz e cantora da TV Piratini. A sua carreira artística teve início no famoso programa infantil "Clube do Guri", animado por Ari Rêgo, na Rádio Farroupilha, no ano de 1956. Dois anos após, Maria conseguiu o terceiro lugar entre os melhores cantores daquele programa e no ano seguinte foi classificada como vice-campeã. Neste mesmo ano iniciou na TV Piratini como tele-atriz, trabalhando com destaque em várias peças.

Maria Katyra fala fluentemente o francês, italiano e grego. Ela canta em todas estas línguas e mais em espanhol e inglês. Canta de tudo: tango, rock, calypso, samba, rumba, balada e qualquer outro ritmo, de maneira muito natural sem forçar a sua bela voz.

Despertando atenção dos que trabalham no meio fonográfico da capital gaúcha, foi convidada a gravar na Chantecler pelo sr. Manoel José Ramos, dinâmico divulgador e representante desta fábrica no Rio Grande do Sul, segundo a notícia que publicamos em primeira mão no dia 12 de outubro. Agora resta-nos aguardar a nota oficial.

O que Maria Katyra gravará ?

....."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 06-12-1961

"BAILE DA COROAÇÃO DA RAINHA DO DISCO-CLUBE

 

No próximo dia 7 será realizado nos salões do Teresópolis Tênis Clube um grandioso baile promovido pelo Disco-Clube de Porto Alegre. Na ocasião será escolhida a "Rainha do Disco-Clube".

.....

São candidatas ao cobiçado título as seguintes senhoritas: Marcia Elisa, Elis Regina, Maria Katyra, Claudete Portela, Carmen Regina Keenan, Sonia Sampaio e Yedda Cruz, representando as emissoras de rádio e tv desta cidade; Ligia Peck, Iracema Terra e Maria Angela Ferreira, representando as lojas de discos de Porto Alegre.

....."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 20-07-1962

 

"AS SUAS ORDENS

.....

MAIS UM BAILE E MAIS UM SUCESSO DO DISCO-CLUBE

.....

Para o maior brilho da festa, o Disco-Clube contou com a participação da pianista Luiza Felix e dos cantores Guilherme Braga, Nerino Silva, Leila Silva e Maria Katyra, os quais foram apresentados por J. Pires, da TV Piratini.

....."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 18-08-1962

 

"NAZARENO DE BRITO EM BUSCA DE VALORES NO SUL

.....

Nazareno de Brito está, como já dissemos, a procura de valores novos para integrarem o quadro artístico da SOM. Em Porto Alegre o dirigente da SOM teve a oportunidade, até o momento, de ouvir muitos artistas. Entre estes, Maria Katyra, Gessy D'Ávila e Renato e seu Sexteto, cujos ingressos no "cast" da SOM serão ainda estudados.

....."

 


DISCOMENTANDO - Banrisul Notícias - Dezembro, 1963

 

".....

RÁDIO E TV

.....

Maria Katyra abandonou a televisão. Será definitivo ?

....."