HOME PAGE

A MEMÓRIA DA MÚSICA POPULAR

DISCOS DE SUCESSOS

DISCOS RAROS

FALE CONOSCO

P A T         B O O N E

BIOGRAFIA

Charles Eugene Boone, ou Pat Boone, criou-se em Nashville, Estado do Tenessee, sendo descendente do histórico desbravador Daniel Boone. Enquanto estudante, Pat tocava piano e participava de shows na escola. Casou-se com Shirley Foley, filha de Red Foley, astro de filmes "western". Foi Ugh Cherry, disc-jockey da Rádio Wmak, de Nashville, quem apresentou Pat Boone a Randy Wood, então presidente da DOT Records, de Los Angeles, em 1954. Contratado pela DOT, Pat criou seus maiores sucessos associados à bem sucedida carreira de ator, na 20th Century Fox, onde participou de filmes românticos, musicais e cômicos. Mais dados biográficos publicados dia 5/11/1960, no Jornal do Dia, e copilados abaixo.

 

PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA

Discomentando - Jornal do Dia - 23-07-1958

"NOTICIÁRIO PICK-UP PELA TELEPRESS

...

O maior sucesso em Roma: "April Love", com Pat Boone.

..." 

Discomentando - Jornal do Dia - 26-07-1958

"

NOTAS EM HI-FI

...

"Primavera do Amor" vem sendo um dos LPs mais cotados pelo público carioca. É interpretado por Pat Boone.

..." 

DiscoVision - Estado do Rio Grande - 29-07-1958

"TRILHA SONORA

Primavera do Amor - Esta semana está em cartaz o filme da 20th Century Fox, "Primavera do Amor". Trata-se de um alegre musical. Pat Boone e Shirley Joones interpretam os papeis principais. Pat canta "April Love", "Clover in the Meadow", "Do It Yourself", "Give me a Gentle Girl" e "Beatoville Fair", e é artista exclusivo da Dot.

..." 

DiscoVision - Estado do Rio Grande - 13-08-1958

"SUCESSOS DA SEMANA

Segundo pesquisa realizada pelo Departamento Fonográfico do ESTADO DO RIO GRANDE, eis as gravações mais cotadas atualmente pelo público portoalegrense:

78rpm:

1o. - Colonel Bogey - William Forneau - RGE

2o. - O Gondoleiro - Neusa Maria - RCA Victor

3o. - Tequila - Sylvio Mazzuca e sua Orq. - Columbia

4o. - Tem Que Ter - Conj. Farroupilha - Columbia e April Love - Pat Boone - RGE

5o. - Cabecinha no Ombro - Trio Nagô - RCA Victor.

LPs:

1o. - Baile de Aniversário - Sylvio Mazzuca e sua Orq. - Columbia

2o. - Baile Antigamente - Charanga - Rádio

3o. - Os Brasileiros na Europa - Os Brasileiros - Odeon

4o. - As Doze Mais - Diversos - Columbia e Primavera do Amor - Pat Boone - RGE

5o. - Week End no Rio n. 2 - Norberto Baldauf e seu Conj. - Odeon.

..." 

DiscoVision - Estado do Rio Grande - 20-08-1958

"...

HIT PARADE

Segundo pesquisa realizada anteontem pelo Departamento Fonográfico do ESTADO DO RIO GRANDE, eis as gravações que alcançaram os  primeiros lugares em nossa "hit parade":

78rpm:

1o. - Cachito - Anamaria - Columbia

2o. - O Gondoleiro - Neusa Maria - RCA Victor

3o. - Colonel Bogey - Mitch Miller e sua Orq. - Columbia

4o. - Tem Que Ter - Conj. Farroupilha - Columbia

5o. - Cachito - Doris y Rossie - Mocambo, Cachito - Emilinha Borba - Columbia, April Love - Pat Boone - RGE, Tequila - Sylvio Mazzuca e sua Orq. - Columbia e La Blusa Azul - Trio Avileño - Columbia.

LPs

..." 

DiscoVision - Estado do Rio Grande - 05-01-1959

"O DISCO EM 1958

Iniciamos hoje esta coluna cumprimentando os nossos distintos leitores por mais este ano que chega. Que 1959 seja melhor e que transforme em realidade todos os vossos almejados sonhos.

No setor fonográfico o ano esteve bom, cheio de novidades, surpresas e sucessos. Citamos alguns discos mais cotados durante o ano que passou: "Cabecinha no Ombro" fez sucesso com o Duo Guarujá, Trio Nagô e Alcides Gerardi. ... Maysa, com "Ouça" e Pat Boone com "Bernardine" também venceram.

..." 

Discomentando - Jornal do Dia - 05-11-1959

"...

COTAÇÃO DE DISCOS LONG-PLAYS

**** - "Natal das Crianças - Odeon - Meninas da Casa de Lázaro

***   - "Cantigas da Minha Terra" - Sinter - Paulo Tapajós

**** - "Saeta - A Canção do Rouxinol" - RCA Victor - Joselito

***   - "Dobrados" - RCA Victor - Banda do Corpo de Bombeiros do D.F.

**** - "Tenderly" - RGE - Pat Boone

**** - "Carmélia Alves" - Copacabana

**** - "Para Ouvir Amando n. 1" - Copacabana - Waldir Calmon e seu Conjunto

***   - "Retreta" - Copacabana - Banda do Corpo de Bombeiros do D.F.

**** - "Uccio Gaeta" - Copacabana

Quadro de cotação:

**** - excelente,

***   - bom,

**     - regular, e

*       - ruim.

..."

Discomentando - Jornal do Dia - 17-11-1959

"...

TENDERLY

 

"Eis o título do mais recente LP do evidenciado cantor, ídolo da juventude americana, Pat Boone, que volta com mais uma dúzia de músicas para serem apreciadas pelos discófilos brasileiros.A gravação em referência pertence ao selo RGE.

Faixas: Tenderly - Apple Tango Cha Cha Cha - True Love - You Belong To Me - For My Good Fortune - Because of You - I'm In The Mood For Love - Rock Boll Weevil - Fascination - Secret Love - Twixt Twelve and Twenty - More Than You Know."

 

Discomentando - Jornal do Dia - 24-03-1960

"...

NOTAS EM HI-FI

A RGE renovou contrato por mais três anos com a Dot, marca norte americana, para continuar a representá-la em nosso país. ... Pat Boone continua preparando seu long-play com músicas em português e espanhol. "Ouça", "Eu Sei Que Vou Te Amar", "Chega de Saudade", "E Daí?", "Graças a Deus", "Conversa" e "A Felicidade" são algumas das faixas escolhidas por Pat Boone. Os arranjos estarão a cargo de Simonetti. ..."

DiscoVision - Estado do Rio Grande - 26-03-1960

"NOVIDADES RGE

Eis as gravações mais vendidas no momento pela RGE segundo recente informação recebida do Departamento de Relações Públicas da gravadora: "A Noite do Meu Bem", com Elza Laranjeira - ... - "Mambo Cha Cha Cha", com Pat Boone.

Na categoria LP: "O Inimitável", com Agostinho dos Santos - ... - "Tenderly", com Pat Boone. - ..."

Discomentando - Jornal do Dia - 02-07-1960

"NOTAS EM HI-FI

...

Dentro de poucos dias estará circulando mais um lançamento de Pat Boone. Desta vez teremos o EP extraído do filme "Viagem ao Centro da Terra".

..."

Discomentando - Jornal do Dia - 23-09-60

"...

NOVIDADES DA RGE

Extended-play: "Moonglow", com o cantor norte americano Pat Boone, interpretando "Moonglow", "The Very Throught of You", "Again" e "Unchained Melody".

..."

Discomentando - Jornal do Dia - 05-11-1960

PAT BOONE continua sendo o ídolo da juventude. Canta bem e vende milhões. Seu mais recente LP tem como título "Moonglow". Grava para a DOT, etiqueta distribuída no Brasil pela RGE. 

"CONHEÇA MELHOR O SEU ARTISTA PREFERIDO: PAT BOONE

Em fevereiro de 1955 um jovem cantor chamado Charles Eugene Boone gravou seu primeiro disco profissional. Chamava-se "Two Hearts, Two Kisses" e prontamente elevou-se aos 10 mais em vendas de discos.

Pat nasceu em Jacksonville, Flórida, no dia 1o. de junho de 1934, mas mudou-se para Nashville ainda criança  e lá cresceu. Frequentou a "Lipscomb High School", onde era Presidente do Corpo de Estudantes. Deu lições de "baseball", "basketball" e tênis, e ainda está ávidamente interessado em todos os esportes. Era também escritor e desenhista para o livro anual da escola e o jornal semanal. Hoje, Pat diz que, siga ele qualquer carreira, continuará sempre sendo um desenhista.

A carreira de Pat como cantor começou quando ele tinha 10 anos, no "Belle Meade Theatre", em Nashville. Ganhou concursos de amadores, inclusive o "Arthur Godfrey Talent Scouts", o qual ele considerou sua mais emocionante experiência.

Aos 19 anos Pat casou-se com Shirley Foley, sua namorada de escola e filha de Red Foley, astro da ABC TV's Ozark Jubile. Apesar do sucesso retumbante de Pat no terreno da gravação, até o dia de hoje ele ainda considera seriamente a carreira de professor como possível trabalho de sua vida.

Em 1954, Randy Wood, fundador e presidente dos discos DOT, decidiu contratar Boone. O cantor vive em New Jersey com sua esposa e quatro filhas (Chery Lee, Linda Lee, Deborah Ann e Laura Gene).

Um jovem de caráter e integridade, Pat Boone é profundamente religioso e membro da Igreja de Cristo. Já ganhou quatro discos de ouro da DOT, cada um indicando um milhão de discos vendidos. Em 1956 assinou contrato de um milhão de dólares com a 20th Century Fox para um filme por ano, durante sete anos. Os filmes "O Sonho Que Eu Vivi" e "Primavera do Amor" o colocaram entre os 15 mais famosos artistas da indústria cinematográfica.

..."

Discomentando - Jornal do Dia - 31-12-1960

"PANORAMA DO DISCO EM 1960

...

Também não podemos esquecer do sucesso do cantor Pat Boone, (foto ao lado) com seu long-play "Moonglow". Grava na DOT, etiqueta distribuída no Brasil pela RGE."

 

Discomentando - Jornal do Dia - 22-07-1961

"...

QUEM SERÃO OS MAIORAIS DE 1961?

...

Melhores cantores - Dick Farney, Toni Campello, Cauby Peixoto, Billy Cafaro, Ivon Curi, Leo Romano, Pat Boone, Carlos Gonzaga e Frank Sinatra (todos empatados).

Melhores cantoras - ...

Melhores conjuntos - ...

Melhores solistas - ...

Melhores orquestras - ...

Melhores discos - ...

Quem estará na frente na próxima apuração?

..."

 

 

Discomentando - Jornal do Dia - 01-01-1963

"PANORAMA DO DISCO EM 1962

...

Nossa lista sobre os melhores do disco em 1962.

Cantores - No Brasil: Moacyr Franco merece destaque pelas suas gravações na Copacabana: "Suave é a Noite", "Meu Querido Lindo", "Toureiro Suburbano" e muitas outras. Na América do Norte: Pat Boone, com o sucesso de "Speedy Gonzalez", na DOT-RGE. Na Europa: é merecedor deste título o francês Johnny Hallyday, cantor da juventude, que gravou em 62 o long-play "Salut les Copains", na Philips.

...

OS MAIS DESTACADOS LANÇAMENTOS EM DISCOS EM 1962

"Sol de Ouro em Céu Azul", Pery Ribeiro, Odeon - ... - "Speedy Gonzalez", Pat Boone, DOT-RGE - ..."

 


PROGRAMAS DE RÁDIO

Programa "Parada Musical da Semana" - Rádio Cultura - 12-03-1960

Texto:

"Pat Boone, atualmente um dos maiores ídolos da juventude, pretende gravar um long-play cantando em espanhol e em português, sob a direção musical do maestro Simonetti.

..."

Programa "A Sua Manhã de Domingo" - Rádio Pampa - 07-10-1962

Texto:

"Anote os sucessos do momento na cidade do Rio de Janeiro:

"Multiplication", com Bobby Darin, em selo Fermata;

"Quem é?", com Silvinho, em disco Philips, e

"Speedy Gonzalez", com Pat Boone, em gravação RGE.

..."

Programa "A Sua Manhã de Domingo" - Rádio Pampa - 14-10-1962

Texto:

"E agora vamos anunciar os sucessos cariocas do momento:

"Multiplication", com Bobby Darin, em selo Fermata;

"Speedy Gonzalez", com Pat Boone, em gravação RGE, e

"Stella by Starlight", com Ray Charles, em disco Philips.

..."

Programa "A Sua Manhã de Domingo" - Rádio Pampa - 28-10-1962

Texto:

"Eis os sucessos do momento na cidade do Rio de janeiro:

"Speedy Gonzalez", com Pat Boone, em disco RGE;

"O Trovador de Toledo", em interpretação de Gilda Lopes, em selo Odeon, e

"O Arlequim de Toledo", na voz de Angela Maria, em gravação RCA Victor.

..."

Programa "A Sua Manhã de Domingo" - Rádio Pampa - 04-11-1962

Texto:

"E eis agora os sucessos do momento na cidade do Rio de Janeiro:

"O Trovador de Toledo", com Gilda Lopes, em disco Odeon;

"Speedy Gonzalez", na interpretação de Pat Boone, em selo RGE, e

"Poema do Olhar", na voz de Miltinho, em gravação RGE.

..."

Programa "A Sua Manhã de Domingo" - Rádio Pampa - 21-04-1963

Texto:

"Meditação", de Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça, na voz de Pat Boone!

Confirma-se mais uma vez o sucesso da música brasileira nos Estados Unidos. Agora é a vez do famoso Pat Boone gravar "Meditação", mostrando a nossa bossa nova através deste samba que alcançou no Brasil grande êxito.

..."


APONTAMENTOS

CONTRA-CAPA DO LP "HISTÓRIA DO ROCK AND ROLL" (DOIS VOLUMES)

Texto de Alf Soares

"... Assim surgiram os grandes ídolos que cantavam o "tal de ROCK'N ROLL"...PAT BOONE, FABIAN, BOBBY RYDEL, FRANKIE AVALON, ..."


DISCOGRAFIA

1958 - 78rpm - "April Love"

1958 - LP "Primavera do Amor"

1959 - 78rpm - "Bernardine"

1960 - 78rpm - "Mambo Cha Cha Cha"

1960 - EP "Moonglow" - Faixas: "Moonglow" - "Unchained Melody" - "Again" - "The Very Throught".

1960 - LP "Moonglow"

1963 -78rpm - "Speedy Gonzalez"

1963 - LP "Speedy Gonzalez"

s/data-LP "Pat Boone" - XRLP-6.002

Obs.: não dispomos dos títulos da face B dos discos de 78 rotações.

EP (extended-play) significa disco de 45 rotações com 2 faixas em cada lado.