HOME PAGE

A MEMÓRIA DA MÚSICA POPULAR

DISCOS DE SUCESSOS

DISCOS RAROS

FALE CONOSCO

RÁDIO PAMPA 

PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA

 

 

 

 

Discomentando – Jornal do Dia – 07-04-1961

 

“...

UM MUSICAL DIFERENTE: “A SUA MANHÃ DE DOMINGO”

O domingo passado marcou a estréia do musical “A Sua Manhã de Domingo”, às 10 horas, pela Rádio Pampa. O Programa, que é dividido em secções (A Música no Cinema, Ao Redor do Disco, O Disco da Semana, O Trio Campeão da Semana e Parada de Novidades), apresentou uma seleção de belíssimas melodias, como “Sol de Verão” (Leny Eversong), “Piove” (Domenico Modugno), “Look For a Star” (Ronnie Cord), “Full Moon and Empty” (Caterina Valente), “Sambita” (Los Caballeros), “Seleção de Can-Can” e “Nunca Mais” (Ed Lincoln), “I’m Sorry” (Elcio Alvarez), “Piccolina” (Mário Gennari Filho), “Trono Azul” e “Lili” (Renato Guimarães), “Quem Fala Mente” e “Alguém é Bobo de Alguém” (Wilson Miranda).

A programação de “A Sua Manhã de Domingo” apresentou, pela primeira vez no Rio Grande do Sul, o LP “Teu Amor é Minha Vida”, novo lançamento da Chantecler, com Wilson Miranda.”

 

Discomentando – Jornal do Dia – 01-07-1961

 

“...

CONVIDAMOS A SUA SINTONIA

Marcos Antonio Riso, conhecido produtor de rádio, está apresentando, através do microfone da Rádio Pampa, dois programas que recomendamos aos discófilos gaúchos: “Sucessos da Qualidade”, aos domingos, das 13 às 14 horas, e “Disco-Magazine”, às terças-feiras às 21 horas. A palavra abalisada de Marcos Antonio Riso apresenta sempre o que há de melhor e atual em música popular. Com seus comentários, Riso está com alto índice de audiência em suas produções.

...”

 

Discomentando – Jornal do Dia – 19-09-1961

 

“...

A SUA MANHÃ DE DOMINGO

Convidamos aos nossos prezados leitores a sintonia, todos os domingos, através da Rádio Pampa, “A Sua Manhã de Domingo”, das 10:00 às 10:55 horas. Este programa, que é o roteiro certo para os colecionadores de discos, apresenta diversas secções: “A Música no Cinema”, “Ao Redor do Disco”, “O Disco da Semana”, “O Trio Campeão da Semana”, “Esta é a Nossa Sugestão” e “Parada de Novidades”.

...”

 

Discomentando – Jornal do Dia – 06-12-1961

 

“...

NOTAS EM HI-FI

Um convite: ouvir a Rádio Pampa, aos domingos, no horário das 10:00 às 11:00 horas.

...”

 

Discomentando – Jornal do Dia – 12-05-1962

 

“...

A SUA MANHÃ DE DOMINGO

Todos os domingos, a partir das 10:00 horas, a Rádio Pampa apresenta um programa que é o roteiro certo para os apreciadores de discos. Trata-se de um musical onde estão reunidos sucessos, lançamentos, curiosidades e muitas atrações. Ouça, em “A Sua Manhã de Domingo”, “A Música no Cinema”, “Ao Redor do Disco”, “Clube da Juventude”, “O Trio Campeão da Semana”, “Esta é a Nossa Sugestão” e “Parada de Novidades”.

...”

 

Discomentando – Jornal do Dia – 27-07-1962

 

“...

UM NOVO PROGRAMA DE RÁDIO: REVISTA DE PORTUGAL

A Rádio Pampa lançou domingo passado um programa destinado à colônia portuguesa. O Programa transmite músicas típicas da terra de além-mar e apresenta curiosidades de Portugal. “Revista de Portugal”, músicas e curiosidades, está no ar aos domingos, das 11:30 às 11:55 horas.”

 

Discomentando – Jornal do Dia – 01-01-1963

 

“PANORAMA DO DISCO EM 1962

...

Dezembro – A Columbia lança uma série de novidades. Entre estas, Fernando Costa e Sidney acompanhado pela Orquestra de Astor. “Show Música Popular Brasileira”: a maior promoção radiofônica de 62 no setor da música brasileira. Realização do Programa “A Sua Manhã de Domingo”, na Rádio Pampa.

...”

 

O Rouxinol – maio 1963 (Revista especializada em música, discos, rádio e tv, de P.Alegre)

 

“RÁDIO (Túlio Amaral)

...

A SUA MANHÃ DE DOMINGO

O simpático programa que a Rádio Pampa apresenta às 10:00 horas, todos os domingos, comemorou seu 2º aniversário de atuação naquele prefixo. Em homenagem à efeméride, a Emissora ofereceu um “cocktail” à imprensa, cujo convite tivemos a honra de receber, o qual, veio as nossas mãos dez dias após a sua realização. Motivo: férias. Mesmo assim, externamos nossos agradecimentos à simpática Emissora, desejando crescente progresso e sucesso ao Programa em destaque.

...”

 

DEPOIMENTO SOBRE O INÍCIO DA RÁDIO PAMPA DE PORTO ALEGRE E O PROGRAMA “A SUA MANHÃ DE DOMINGO”

A Rádio Pampa, em seu início de atividades, pertencia a um grupo de publicitários e mais o sr. Ney Só dos Santos.

Na década de 60 a Rádio Guaíba (Porto Alegre – em 720 khz), inaugurada festivamente em 1957, pertencente ao Grupo da Cia. Jornalística Caldas Jr., era a emissora que melhor qualidade oferecia em sua programação, e por isto tinha uma audiência confortável. O destaque da Guaíba era sua programação musical, rodando sempre duas músicas consecutivas nos intervalos comerciais. Ouvintes chegavam a dizer que a Guaíba rodava justamente os discos que esperavam ouvir. Eram músicas orquestradas ou cantadas, mas sempre músicas mais suaves.

A Pampa (Porto Alegre – 1.200 khz) começou no mesmo estilo da Guaíba, rodando uma música e um comercial e com qualidade nas transmissões. A administração e o estúdio situava-se na Galeria do Rosário, 1º andar, em Porto Alegre. O quadro funcional era reduzidíssimo: Gerente, contador, assistente do contador, programador, recepcionista, serviços gerais, três locutores e três operadores. Naquela época os anúncios, a hora certa, a informação das músicas rodadas, enfim, tudo era ao vivo. Em gravação apenas os “jingles” (comerciais musicados) e os “spots” (comerciais falados). E os discos musicais eram colocados ou trocados nos pratos, de forma manual, pelos operadores de áudio. Entre a sala da “técnica” (sala onde trabalhava o operador de áudio) e a sala de locução havia um janelão de vidro duplo, para evitar a penetração de som externo na sala de locução, a qual ainda era forrada com carpete no assoalho e nas paredes.

Tendo passado pela Rádio Itaí e Rádio Cultura, Cláudio Laitano Santos foi convidado, em março de 1961, para produzir um programa musical aos domingos pela manhã. O convite foi formulado por um “homem-rádio”, Domingos Mário Syrpa, Gerente da Rádio Pampa. Syrpa já havia administrado várias emissoras de rádio em Porto Alegre. A última fora a Rádio Difusora Portoalegrense, então pertencente aos Diários e Emissoras Associadas. Ele tinha um desafio pela frente: fazer da Pampa uma emissora capaz de conquistar ouvintes fieis. Sentado em frente a sua grande mesa, e atrás de seus óculos, e às vezes em atividades externas, conquistando grandes clientes, Mário Syrpa era conhecido no meio comercial e publicitário e por isto não temia o desafio.

E assim, no dia 2 de abril de 1961, domingo, pontualmente às 10:00 horas, a Rádio Pampa transmitia a primeira audição do Programa “A Sua Manhã de Domingo”, cuja abertura deu-se com o seguinte texto:

“Convidamos a todos para um alegre musical nesta...manhã de domingo.

A Rádio Pampa brinda aos seus ouvintes com a primeira audição do Programa “A Sua Manhã de Domingo”, levando ao ar um desfile de sucessos e novidades musicais, acompanhado das mais palpitantes notícias do mundo fonográfico.

Esta é a sua manhã de domingo...

Produção e Apresentação de Cláudio Laitano Santos.”

Depois seguiram a característica musical, a mensagem do patrocinador, Loterias Anzanello e o desenrolar do Programa.

A Sua Manhã de Domingo” ocorria semanalmente, com início às 10:00 hs e término às 10:55 hs. Todos os programas começavam em “hora cheia”.

Jairo Reis e Ademir Tolotti foram os operadores que mais tiveram contato com “A Sua Manhã de Domingo”, e Arle Azambuja, João Paulo, Ricardo Medeiros e Estevão Riegel os locutores.

A Sua Manhã de Domingo”, ao completar dois anos no ar, em sua audição do dia 31 de março de 1963, entregou diplomas do concurso “Os Três Mais”, promovido pelo Programa, com o apoio da Agência Lotérica Anzanello. “Os Três Mais” eram um cantor, uma cantora e um conjunto musical, ambos do Rio Grande do Sul, que tinham gravado em 1962, e mais votados pelos ouvintes do Programa. Os vencedores foram Guilherme Braga, Márcia Elisa e Conjunto Melódico Norberto Baldauf, que compareceram ao Programa e fizeram apresentações musicais. Entre outros convidados, compareceram ao evento, Demóstenes Gonzáles (Revista do Rádio), Tulio Piva (compositor), Helio Assis (Clarim Empresa de Publicidade/Anzanello), Fausto de Almeida Vieira (Rádio Itaí), Glênio Reis (Rádio Farroupilha), Jairo Jerson Juliano (Copacabana Discos), Daltro Cavalheiro (Discos Chantecler), Celso Conceição (Jornal “Última Hora”), Jayme Pereira Marques e Luiz Alberto Carús (Rádio Porto Alegre), Antonio Vargas (Discos Odeon), Eduardo Braga (Discos Philips), Gerson Pereira (Continental Discos) e José Antunes (Rádio Difusora). A Refrigerantes Sul-Riograndenses S/A (Pepsi-Cola) e Ron Merino patrocinaram o coquetel. Exatamente 300 ouvintes participaram da votação.

Cláudio Laitano Santos deixou o rádio para atender outras atividades e o Programa “A Sua Manhã de Domingo” teve sua última audição em 3 de janeiro de 1965.

A Rádio Pampa foi vendida, no final da década de 60, para o sr. Oswaldo Gadret, sendo hoje um expoente na radiofonia gaúcha.