HOME PAGE

A MEMÓRIA DA MÚSICA POPULAR

DISCOS DE SUCESSOS

DISCOS RAROS

FALE CONOSCO

SIMONETTI, ENRICO 

PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA

 

 DISCOVISION - O Estado do Rio Grande - 29-07-1958

 

".....

NOVIDADES

.....

Maysa já está gravando "Convite Para Ouvir Maysa, n. 3", com doze músicas de autores consagrados. Simonetti, como sempre, preparou com esmero os arranjos para este micro.

....."

 


 DISCOVISION - O Estado do Rio Grande - 06-02-1959

 

".....

NOVIDADES COLUMBIA

A Columbia comparece mais uma vez nesta coluna apresentando os seus mais recentes lançamentos em 78 rotações.

.....

"Noite" - "Close To You" - Canta Cauby Peixoto. O primeiro, um tango de Raul Sampaio, e o segundo um fox de Hoffmann, Livingston e Lampi. O acompanhamento a cargo das orquestras de Alexandre Gnattali e Simonetti.

....."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 04-09-1959

".....

NOTAS EM HI-FI"

Marlene dietrich revelou ser fan de Ângela Maria - Nelson Gonçalves, Maysa, Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Morais, Enrico Simonetti, Sylvio Mazzuca, Fafá Lemos, Pocho, João Gilberto e Ana Lúcia são os dez mais apreciados dos cronistas e disc-jockeys paulistas durante o 1. semestre.

....."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 19-11-1959

 

".....

BRASIL A JATO

Homenageando a aviação comercial brasileira, a RGE lançou um long-play com o famoso maestro Enrico Simonetti e Orquestra RGE. O disco, cujo título é "Brasil a Jato", apresenta um desfile de músicas brasileiras bastante conhecidas de norte a sul.

"Prenda Minha", do folclore gaúcho, recebeu um tratamento todo especial de Simonetti. Uma toada que bem caracteriza o sul.

"Tico Tico no Fubá", choro de Zequinha de Abreu e "São Paulo Quatrocentão", dobrado de Garoto, Chiquinho e Avaré, representam a capital bandeirante.

"A Voz do Morro", samba de Zé Kéti e "Rio de Janeiro", samba de Ary Barroso, apresentam-nos a beleza da terra carioca neste vôo musical.

"Saudades da Bahia", o conhecido samba de Dorival Caymmi, está contido no álbum "Brasil a Jato". Quando deixa-se a Bahia, deixa-se também a saudade.

"Vassourinha e "Evocação", dois movimentados frevos, o primeiro de autoria de Matias da Rocha e Joana Batista Ramos, e o segundo de Nelson Ferreira, apresentam-nos a ensolarada Recife.

"Baião", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira é o contagiante ritmo do nordeste. "Delicado", choro de Waldir Azevedo, também está gravado em "Brasil a Jato". "Pastorinhas", de Noel Rosa e João de Barros, marcha-rancho, nos é apresentada num estilo diferente e maravilhoso, sob os arranjos de Simonetti. "Caravelle" é uma fantasia musical do executante. Inicialmente ouve-se um fervilhante vozeirio de um aeroporto. Logo após, uma voz convida os passageiros a tomar seus lugares e, em seguida, o ruído dos reatores, que tem como continuação a fantasia do maestro.

Trata-se evidentemente de um sucesso brasileiríssimo que Enrico Simonetti vem de lançar através do selo das três cores.

Brasil a Jato" apresenta na capa um aparelho Caravelle em vôo, da Varig. XRLP-5059."

 


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 06-12-1959

 

".....

Outro long-play de grande valor é o da RGE, com Enrico Simonetti e sua Orquestra: "Brasil a Jato" é o título. Trata-se de uma homenagem que a gravadora presta à aviação comercial brasileira. No álbum, temos faixas que caracterizam o Brasil de norte a sul.

....."

 


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 24-02-1960

 

 

"A NOITE DO MEU BEM

Eis o primeiro longa duração de Elza Laranjeira e que leva a etiqueta RGE.

.....

Vocês vão apreciar também os excelentes arranjos do maestro Simonetti. Ouçam XRLP 5071.

....."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 24-03-1960

 

".....

NOTAS EM HI-FI

.....

Pat Boone continua preparando seu long-play com músicas em português e espanhol. "Ouça", "Eu Sei Que Vou Te Amar", "Chega de Saudade", "E Daí?", "Graças a Deus", "Conversa", "Felicidade", são algumas das faixas escolhidas por Pat Boone. Os arranjos estarão a cargo de Simonetti. -

....."

  


DISCOVISION - O Estado do Rio Grande - 26-03-1960

 

"NOVIDADES RGE

 Eis as gravações mais vendidas no momento pela RGE, segundo recente informação recebida pelo Departamento de Relações Públicas da Fábrica:

.....

Na categoria LP: "Inimitável", com Agostinho dos Santos - "Brasil a Jato", com orquestra regida por Simonetti

....."

 


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 03-06-1960

 

".....

A RGE apresenta seu novo suplemento em long-play: "Dançando com Sucessos", com Pocho e seu Conjunto; "Tangos Inesquecíveis", com diversas orquestras e conjuntos; "Brasília", com a Orquestra RGE sob a regência de Simonetti; e "Instrumentais de Ouro, n. 2", com Billy Vaughn e sua Orquestra. - 

....."

 


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 15-07-1960

 

"SAMBA 707

Quando surgiu nos céus do Brasil o Caravelle da Varig, a RGE lançou o long-play "Brasil a Jato", com Simonetti e Orquestra RGE, numa homenagem à aviação comercial brasileira.

"Samba 707" é o título de outro longa duração com Simonetti e Orquestra RGE. É mais uma homenagem que a fábrica gravadora presta a nossa aviação comercial, desta vez pelo aparecimento do Boeing 707.

Esta gravação, podemos afirmar, é uma das melhores lançadas neste mês. Isto pelo aprimoramento técnico e artístico que é encontrado em "Samba 707". São estupendos os arranjos do maestro Simonetti.

O disco contém as seguintes melodias: "Se Acaso Você Chegasse (L. Rodrigues-F. Martins), "Implorar" (G. Augusto-K. Pepe), "Agora é Cinza" (Bide-A. Marçal), "General da Banda" (S. Melo-T. Silva-J. Alcides), "Tem Pena de Mim" (H. Cordovil), "Morena Boca de Ouro" (A. Barroso), "Império do Samba" (Zé da Zilda-Zilda), "A Lapa" (B. Lacerda-H. Martins), "Foi Ela" (A. Barroso), "Boeing" (Claude), "Helena, Helena" (A. Almeida-C.Silva), e "Botões de Laranjeira" (P. Caetano).

Trata-se de um LP que pode ser ouvido da primeira à última faixa. Edição RGE XRLP-5080."

....."

 


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 03-08-1960

 

"SUGESTÕES A SUA DISCOTECA - LONG-PLAYS

.....

"Brasília" - Gravação RGE em homenagem à novacap, com Simonetti e Orquestra RGE, nas seguintes execuções: Fantasia Brasília - Rio de Janeiro - Maringá - Tico-Tico no Fubá - Baião da Serra Grande - Cai, Cai - Brasília, Capital da Esperança - Madureira Chorou - Eu Sem Maria - Vassourinha - Na Baixa do Sapateiro - Delicado. XRLP -5072."


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 23-09-1960

 

".....

MEDALHA MARECHAL CANDIDO MARIANO DA SILVA RONDON

Homens do disco são distinguidos pela Sociedade Geográfica Brasileira com a outorga da medalha  Marechal Candido Mariano da Silva Rondon. São todos elementos vinculados à alta direção da RGE, gravadora que assim viu publicamente reconhecidos seus trabalhos em prol da difusão da nossa música.

Eis os comendadores da RGE:

Sr. Jacques Netter, Superintendente de Produções; Maestro Enrico Simonetti, maestro arranjador; Mário Tomassoni, maestro arranjador e Assistente do Departamento Artístico e Juracy Rago, do Departamento de Repertório do Interior.

RGE: OS MAIS VENDIDOS

Os discos mais vendidos pela RGE no momento são: "Agostinho, Sempre Agostinho", "As Duas Faces de Juca Chaves", "Samba 707", com Simonetti e Orquestra RGE, ....."

 


DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 31-12-1960

 

"PANORAMA DO DISCO EM 1960

A exemplo do que já fizemos no último dia de 1959, publicamos hoje uma relação dos artistas que mais se destacaram em 1960, segundo nossa opinião, tanto no território nacional como no estrangeiro.

Eis, portanto, com absoluta imparcialidade, o nosso retrospecto sobre os principais acontecimentos do mundo musical ocorridos em 1960.

OS MELHORES DE 1960

CANTORES - .....

CANTORAS - .....

ORQUESTRAS - Nacional: entregamos o título à Simonetti e Orquestra RGE pelas brilhantes execuções em "Brasília" e "Samba 707", dois LPs de alto quilate - ....."


 

DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 22-07-1961

 

"OS MAIORES DE 1961"

.....

QUEM SERÃO OS MAIORAIS DE 1961?

"Os Maiorais de 1961" apontará os melhores artistas do ano em curso. Até o momento estão classificados já pelos leitores os seguintes artistas:

Melhores cantores - .....

Melhores cantoras - .....

Melhores conjuntos - .....

Melhores solistas - .....

Melhores orquestras - Norrie Paramor, Adalberto Lutter, Lawrence Welk, Xavier Cugat, Perez Prado, Severino Araujo, Simonetti, Severino Filho e Radamés Gnattali (empatados).

Melhores discos - ....."


 

PROGRAMAS DE  RÁDIO

A Sua Manhã de Domingo - Rádio Pampa - 11-11-1962

".....

Entre as mais recentes novidades da RGE destacamos em 78 rotações, "E o Tempo Passou, com Miltinho, "Eu Pecador", com Oslain Galvão e "The Longest Day", com The Great Royal Band. Em rotações 33 e 1/3 destacam-se "Simonetti Bossa Nova em Hollywood", com Orquestra RGE sob a regência de Simonetti, ....." 

 


  APONTAMENTOS

DOS FOLDERS  DA COLETÂNEA 40 ANOS DE  MÚSICA RGE 

"....

Como o italianíssimo cidadão do mundo Enrico Simonetti já tinha sua orquestra de baile, Renato de Oliveira entrou na moda dos pseudônimos americanos e com o nome de Cid Gray fez sucesso quer no disco como nos bailes de formatura da época, transformando-se secretamente em um dos grandes vendedores de discos da gravadora.

Um dos fatos que marcaram as áreas artística e promocional da RGE em 1959 foi o famoso LP gravado por Simonetti e Orquestra RGE, sob o nome de "É Disco Que Eu Gosto", sucesso no país inteiro e que revolucionou Porto Alegre quando de seu lançamento naquela capital.

....."

".....

Um comissário de bordo que fazia a linha Rio/Nova Iorque trazia sempre de lá as gravações dos sucessos da revista Cash Box e entre elas foi garimpado um grupo desconhecido que cantava uma canção chamada "Love me Forever" que tinha tudo para enfrentar o grande sucesso da época, o "Little Darling" que estourava nas paradas. No início da tarde o maestro Simonetti fez o arranjo e à noite a música foi gravada pelo conjunto The Playing's (na pressa o nome saiu errado em inglês) e em uma semana era tocada e cantada no Brasil inteiro. 

....."