HOME PAGE

A MEMÓRIA DA MÚSICA POPULAR

DISCOS DE SUCESSOS

DISCOS RAROS

FALE CONOSCO

 

Nesta página: SILVIO SILVA e SILVIA TELLES

S I L V I O        S I L V A

PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA

 

DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 07/03/59

"NOVIDADES EM 45 ROTAÇÕES

Silvio Silva, o garoto assoviador - Odeon - Interessante este disco, pois apresenta Silvio Silva, como cantor e como assoviador. Faixas: "Artista Diferente", samba sincopado de Jorge de Castro e Adelmo Garcia - "Paraíso do Amor", samba-canção de Nelson Silva e Carlos Palmeira - "Razão da Minha Dor", tango de Umberto Silva e Fausto Guimarães - "Balada do Amor", samba-canção de Bidú Reis e Murillo Latini.

......"

 

DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 04/08/59

"NOTÍCIAS DA ODEON

.....

Silvio Silva, o garoto assoviador, está nas paradas de sucessos com "A Canção do Pequeno Polegar.

......"

 

DiscoVision- O Estado do Rio Grande - 23/11/59

"ODEON - 78 RPM

Silvio Silva - O garoto assoviador volta ao suplemento Odeon com o samba-canção de Romeu Nunes, "Sua Volta" e o bolero de Fernando César, "Prefiro Duvidar". Nota: 7.

Notas: 10, excelente - 7, bom - 5, regular - 0, sofrível.

....."

 

 

DISCOMENTANDO - Jornal do Dia  - 31/12/59

"PANORAMA DO DISCO EM 1959

Apresentamos hoje um retrospecto dos principais acontecimentos fonográficos ocorridos em 1959.

.....

Outros "Melhores" - Salientamos mais alguns "melhores" de 1959:

.....

Silvio Silva, com "Conversa" (Odeon).

....."

 

  PROGRAMAS DE RÁDIO

 

Programa "Sugestões a Sua Discoteca" - Rádio Itaí - 10/09/59

".....

A primeira sugestão de hoje será o extended-play da Odeon, intitulado "A Canção do Pequeno Polegar", que novamente nos traz Silvio Silva.

Exato, Silvio Silva, o garoto assoviador, num dupla duração notável.

Trata-se da faixa que deu título a este disco, ou seja, "A Canção do Pequeno Polegar", melodia que já fez algum sucesso no Rio e São Paulo."

(Rodado "A Canção do Pequeno Polegar, em 45 rpm)

 

Programa "Turbilhão de Melodias" - Rádio Itaí - 10/01/60

".....

Outros grande nome vem integrar a nossa parada musical: Silvio Silva, o garoto assoviador, no samba-sincopado de Jorge de Castro e Adelmo Garcia, "Artista Diferente".

(Rodado "Artista Diferente", em 45 rpm)

 

DISCOGRAFIA

1959 - 78 rpm - A Canção do Pequeno Polegar - ? - Odeon

1959 - 78 rpm - Conversa - ? - Odeon

1959 - 78 rpm - Sua Volta - Prefiro Duvidar - Odeon

1959 - EP Silvio Silva, O Garoto Assoviador - Odeon

 

 SILVIA TELLES

PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA

DiscoVision - O Estado do Rio Grande - 30-05-1959

"NOVIDADES COLUMBIA EM 78 RPM

.....

"EXTENDED-PLAYS ODEON

"SILVIA TELLES CANTA PARA GENTE MOÇA" - Silvia apresenta neste recente 45 rotações um ambiente diferente, uma sensação nova. A jovem que iniciou uma nova fase na música popular brasileira interpreta: "Eu Preciso de Você", de Antonio Carlos Jobim e Aloysio de Oliveira - "Castigo", de Dolores Duran - "Lobo Bobo", de Carlos Lyra e Ronaldo Boscoli - "Eu Sei Que Vou te Amar", de Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Morais.

....."

 

DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 30-05-1959

"SUCESSOS DA SEMANA

.....

À COLÔNIA JAPONESA

.....

NAT "KING" COLE CANTANDO EM PORTUGUÊS

Durante a sua permanência em nosso país, o astro "colored", Nat "King" Cole gravou para a Odeon um long-play em português, com músicas brasileiras, ao lado de Silvia Telles e do Trio Irakitan. Vamos portanto aguardar para dentro em breve mais este sucesso de Nat. E por falar em sucesso de Nat, ele está na praça com um LP bem vibrante: "Welcome To The Club". E já está sendo apontado pelos balconistas de nossas lojas especializadas como um provável sucesso."

 

DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 24-09-1959

"E...AS MISSES ESCOLHERAM SUAS MÚSICAS PREFERIDAS

Um dos mais interessantes lançamentos em 33 1/3 rotações do momento é, sem dúvida, este, intitulado "E...As Misses Escolheram Suas Músicas Preferidas", por apresentar as melodias favoritas das moças que no Concurso Miss Brasil deste ano, obtiveram os cinco primeiros lugares. Assim sendo, nota-se no referido álbum uma grande variedade de vozes, orquestras, rítmos e melodias, constituindo-se numa atração musical. O microssulco foi editado pela Odeon e contém as seguintes faixas: Lado A: "Feitiço da Vila", por Irany e seu Conjunto - o versátil e original violinista (samba de Noel Rosa e Vadico) - "Quero-te Assim", na correta e suave interpretação de Silvia Telles (samba-canção de Tito Madi) - "La Vie en Rose" , pelo notável Gaya e sua Orquestra (em rítmo de choro, de Louiguy e Piaff) - "Estrada do Sol", pela famosa Orquestra de Léo Peracchi (samba-canção de Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Morais) - "Autumn Leaves", na execução de Orlando Silveira e seu Conjunto (slow de Kosma e Prevert) - "Canção da Volta", pelo solista de saxofone, Walter (samba-canção de Ismael Netto e Antonio Maria). Lado B: "Por Causa de Você", novamente pela Orquestra de Léo Peracchi (samba-canção de Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Morais) - "Love is a Many Splendored Thing", por Steve Bernard e seu Conjunto (fox de Paul Francis Webster e Sammy Fain) - "Só Você", na voz de Orlando Ribeiro, com Coro e Orquestra de Luiz Arruda Paes (rock lento de Ram e Rand, em versão de Julio Nagib) - "An Affair to Remember", pelo Conjunto Melódico  Norberto Baldauf (fox de Adamson, Carey Chandler e Warren) - "Samba Fantástico", na voz alegre do Trio Irakitan (samba de José Toledo, Manzon, Autuori e Ghiaroni) - "Around the World", pelo violinista Fafá Lemos (fox de Adason e Victor Young) - MOCB 3.044.

....."

 

DISCOMENTANDO - Jornal do Dia  - 31/12/59

"PANORAMA DO DISCO EM 1959

Apresentamos hoje um retrospecto dos principais acontecimentos fonográficos ocorridos em 1959.

.....

Outros "Melhores" - Salientamos mais alguns "melhores" de 1959:

.....

Silvia Telles, com "Discussão" (Odeon).

....."

 

DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 02-07-1960

"NOTAS EM HI-FI

.....

Silvia Telles gravou, em selo PHILIPS, o samba de Carlos Lyra e Ronaldo Boscoli, "Se É Tarde Me Perdoa", e de Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça, "Samba de Uma Nota Só".

....."

 

DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 06-12-1960

"NOVIDADES PHILIPS

Haroldo Eiras produziu o LP "Ao Encontro da Música", com Sandoval Dias - A PHILIPS anuncia o lançamento de um microsulco com a participação de Lúcio Alves, Silvia Telles, Carlos Lyra e a Turma da Bossa Nova Mesmo: Laís, Oscar Castro Neves, João Mário, Julio Hungria, Leo Castro Neves, Marcio e o conhecido Aloysio de Oliveira. Participará também deste LP o poeta Vinicius de Moraes, cantando uma de suas músicas inéditas.

.....

Novos lançamentos PHILIPS em LP - Suplemento Nacional: "Sucessos de Portugal n. 2", com Francisco José e Monteiro de Souza e sua Orquestra, ....., "A Bossa é Nossa", com Lúcio Alves, ....., "Amor em Hi-Fi", com Silvia Telles, ....."

 

DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 23-05-1961

"OS MELHORES DISCOS LANÇADOS NO MÊS DE ABRIL

.....

AS MAIS RECENTES NOVIDADES EM 78 RPM

.....

ÀS SUAS ORDENS

.....

NOTAS EM HI-FI

.....

Jazz e bossa nova estão reunidos num recente LP gravado por Silvinha Telles, nos Estados Unidos, para a etiqueta PHILIPS.

....."

 

DISCOMENTANDO - Jornal do Dia - 01-07-1961

".....

NOTAS EM HI-FI

.....

Silvia Telles esteve durante seis meses nos Estados Unidos, tendo regressado há pouco tempo, onde gravou um LP acompanhada dos maiores azes da música popular americana. Neste disco, Silvia Telles canta músicas brasileiras, em português, porém o acompanhamento é feito dentro do espírito comum ao músico americano. - ....."

 

PROGRAMAS DE RÁDIO

 

Programa "Turbilhão de Melodias" - Rádio Itaí - 10-01-1960

"....

Estamos apresentando primorosas páginas musicais em magistrais interpretações: "Turbilhão de Melodias", um tesouro valioso, criteriosamente escolhido para o seu bom gosto. Daremos seqüência a este programa, ouvindo a cantora Silvia Telles e o solista Luiz Bonfá, no samba-canção de Reynaldo Dias Leme, "Tanto Amor".

(Rodado "Tanto Amor" - lado 1 faixa 1)

....."

 

Programa "A Sua Manhã de Domingo" - Rádio Pampa - 14-05-1961

".....

Jazz e bossa-nova estão reunidos num recente LP gravado por Silvinha Telles, nos Estados Unidos, para a etiqueta Philips.

....."

 

Programa "A Sua Manhã de Domingo" - Rádio Pampa - 04-06-1961

".....

Silvia Telles, que passou seis meses em visita aos Estados Unidos, gravou diversas músicas durante esta sua temporada. Uma destas tem por título "The Happy One", de Hormel, em versão de Aloysio de Oliveira com o nome de "Tralalalala". Os arranjos desta gravação Philips são de Bill Hithcock. Vale a pena observar, além da bonita voz de Silvia Telles, os notáveis arranjos conseguidos pelo orquestrador Bill Hitcock.

(Rodado "Tralalalala" - 78 rpm - Philips)

....."

APONTAMENTOS

 

Do Catálogo da Odeon - 1958

"CARÍCIA

com Silvia Telles

Canções para se ouvir a sós, em silêncio, devaneio e como numa confissão muda de que algo está mexendo em nosso coração, poderemos encontrar nesta gravação em "alta fidelidade" de Silvia Telles, uma artista que surgiu para encantar milhões de seres românticos e emotivos. "Por causa de você", "Sucedeu assim", "Tu e eu", "Se todos fossem iguais a você", "Canção da volta", "Chove lá fora", "Duas contas" e "Foi a noite", são melodias que a gente escuta em ambiente "meia luz", com a cabeça apoiada numa suave almofada e amarfanhando um cigarro entre os dedos... É que Silvia Telles sabe nos comunicar a sua personalidade inebriante e encantadora através de suas interpretações magistrais!"

 

DISCOGRAFIA

 

1955 - 78 rpm - Amendoim Torradinho - Desejo - Odeon

1956 - 78 rpm -  Por que Perdoei ? - Neném - Odeon

1956 - 78 rpm - Foi a Noite - Menina - Odeon

1956 - 78 rpm - Sem Você Prá Que ? - Não Diga Não - Odeon

1957 - 78 rpm - Geração da Vitamina - Luar e Batucada - Odeon

1957 - LP Carícia - MODB3076 - Odeon

1958 - 78 rpm - Eu Não Existo Sem Você (c/Lúcio Alves - Tu e Eu (c/Lúcio Alves) - Odeon

1958 - LP Sílvia - Odeon

1959 - 78 rpm - Eu Preciso de Você - Eu Sei Que eu Vou te Amar - Odeon

1959 - 78 rpm - Discussão - Dindi - Odeon

1959 - EP Silvia Telles Canta Para Gente Moça - Odeon

1959 - LP Amor de Gente Moça  - Odeon

1960 - 78 rpm - Samba de Uma Nota Só - Se é Tarde Me Perdoa - Odeon

1960 - 78 rpm - Samba Torto - Chora Tua Tristeza - Odeon

1960 - LP Amor em Hi-Fi - Philips

1961 - 78 rpm - Tralalalala - Imaginação - Philips

1961 - LP Sylvia Telles USA - Philips

1962 - LP Bossa Nova Mesmo - c/Carlos Lyra, Laís, Lúcio Alves, Vinicius de Morais e Conj. Oscar Castro Neves.

1963 - LP Bossa, Balanço, Balada - Elenco

1964 - LP Bossa Session - c/Lúcio Alves e Roberto Menescal e s/conjunto - Philips

1964 - LP The Face I Love - Kapp

1966 - CP Não Quero Ver Você Triste - Canto de Paz (c/Mário Telles) - Philips

1966 - LP Reencontro - c/Edu Lobo, Tamba Trio e Quinteto Villa-Lobos - Philips

1966 - LP The Music of Mr. Jobim by Sylvia Telles - Elenco

2000 - CD The Face I Love - Kapp

2000 - CD Sylvia Telles Sings the Wonderful Songs of Antonio Carlos Jobim - Kapp  

2001 - CD Sylvia Telles - Série "Bis Bossa Nova" - Emi Copacabana 

2002 - CD Bossa, Balanço, Balada - Dubas